Índice do Artigo

Internet

Por que o Facebook colocou um "Snapchat" dentro do WhatsApp e em outros aplicativos?

Demorou, mas aconteceu. O WhatsApp recebeu ontem o recurso “Status”, que permite compartilhar imagens com seus contatos que desaparecem após 24 horas. Basicamente, mais uma vez o Facebook implementou um recurso que parece o Snapchat em seus serviços.

De acordo com o The Guardian, esta foi a décima sétima vez que a empresa de Mark Zuckerberg copiou o outro aplicativo desde uma tentativa falha de aquisição por US$ 3 bilhões em 2013.

Pelo que parece, o Facebook não aceitou a rejeição de Evan Spiegel, CEO do Snapchat e está tentando derrubar a popularidade do app colocando “clones” em diversos lugares. Além do Whatsapp, o Messenger e o Instagram já possuem o recurso Stories, que permite compartilhar imagens que desaparecem.

Mas até no WhatsApp?

Para muita gente, o WhatsApp é um lugar para trocar mensagens de texto, enviar áudios, arquivos e fazer ligações. Colocar um “Snapchat” ali não parece uma atualização muito útil. Porém, segundo o CEO e co-fundador do WhatsApp, Jan Koum, a ideia de colocar um status maior do que uma frase e que deixa o app mais parecido com uma rede social já estava nos planos da empresa desde 2008, quando o aplicativo foi idealizado.

“A ideia original do aplicativo era criar uma aplicação que permitisse dizer para os amigos e outros contatos o que está acontecendo”
– Jan Koum, CEO e co-fundador do WhatsApp

Atualmente, o Whatsapp possui cerca de 1,2 bilhões de usuários mensais e é uma das maiores plataformas de troca de mensagem do mundo. Segundo a empresa, 60 bilhões de mensagens são trocadas diariamente no app.

Nos últimos anos, os engenheiros da rede social estão investindo em melhorias no app como conversas em vídeo, chamadas de voz e suporte para GIFs. Neste ano, o WhatsApp também deve receber uma divisão para conteúdos pagos de empresas.

YouTube video

Antes da atualização desta semana, o status do WhatsApp era uma frase colocada logo abaixo do nome do contato. De acordo com Randall Sarafa, diretor de produto do WhatsApp, o objetivo da mudança é tornar a plataforma mais interessante para os usuários. “Nós criamos porque achamos que as pessoas vão querer usar ainda mais”.

As imagens compartilhadas no Status duram alguns segundos e podem ser visualizadas duas vezes pelos usuários antes de desaparecerem após 24 horas. O principal diferencial do WhatsApp com o recurso é a encriptação: segundo a o aplicativo, todo conteúdo compartilhado de forma privada só poderá ser visualizado por quem envia e recebe a mensagem.

“Imagens que desaparecem são o futuro”

Além do WhatsApp, o Instagram já se pronunciou sobre a “snapchatização” de aplicativos. Em agosto do ano passado, Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram, comentou a polêmica após a implementação do Stories no aplicativo de fotos.

Segundo ele, o recurso popularizado pelo Snapchat é uma tendência nas redes sociais e deve continuar aparecendo no futuro. Ou seja, se você ver uma nova aba com essa função dentro do app do Facebook, não se surpreenda.

“Esse formato nos traz novas versões de criatividade. Eu acho que o Instagram deve ser julgado a partir de agora, com o que faremos com esse recurso daqui pra frente”.

 No começo do ano, o Instagram Stories alcançou 150 milhões de usuários, alcançando o rival Snapchat. Levando em conta o número de usuários do WhatsApp, existe uma grande possibilidade do mensageiro alcançar essa marca bem rápido, ou então acabar irritando quem quer apenas mandar mensagens e perder parcela dos 1,2 bilhões para concorrentes como o Telegram.

Agora é só esperar para descobrirmos o que acontece primeiro, e qual vai ser o próximo app do Facebook a receber um clone do Snapchat.

 

Via: The Guardian, New York Times, Tech Crunch

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções