A Google expandiu o recurso de checagem de fatos em notícias para 3 países da América Latina – Brasil, Argentina e México – como um novo passo na tentativa da companhia de evitar a proliferação de publicações falsas.
O recurso atua através do Google Notícias e adiciona uma tag “fact check” ao lado do nome do site – como mostra a imagem em destaque acima da notícia, ao lado do post da Agência Lupa (Blogue). Ela indica notícias que tiveram seus fatos checados e, portanto, fornecem informações mais confiáveis e precisas.
O recurso anteriormente já estava disponível nos EUA, França e Alemanha. Ele aparece tanto na seção “notícias” da pesquisa Google quanto nos aplicativos Google Notícias e Previsão do Tempo para iOS e Android.
Para categorizar isso, a companhia se baseia em 121 organizações especializadas em checagem de fatos e que atuam ao redor de todo o mundo.
O tema tem ganhado muita atenção nos últimos com a eleição de Donald Trump nos EUA e a saída da Inglaterra da União Europeia. Ambos os eventos foram decididos por votações, e muitas pessoas defendem que o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais podem ter influenciado os resultados.
Fonte: Google Blog | Via: Tech Crunch
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