Índice do Artigo

Notícias

As projeções furaram: tablets caem 15% e ficam atrás das vendas de PCs

Quando surgiram os tablets e smartphones, começou a tal “era pós-PC” que decretava um armageddon do bom e velho computador, com estimativas de que em 2013 iPad e companhia iriam superar a venda de PCs. Pois já faz um tempo que as vendas desses dispositivos pararam de crescer e, em tempos mais recentes, vem retraindo. Segundo o IDC, no último trimestre de 2016 o mercado de tablets retraiu 15.6% comparado a 2015.

As estatísticas incluem desde os tablets tradicionais até os híbridos, que atuam tanto como tablet quanto notebook. Os envios caíram dos 207.2 milhões em 2015 para 174.8 milhões em 2016. No mesmo período, os PCs tradicionais venderam 275.8 milhões e 260.2 milhões, respectivamente. Essa situação vai contra as projeções da própria IDC, que em 2013 previu que a queda das vendas do PC fariam os tablets tomarem a frente. O especialista do IDC até acertou sobre a queda nas vendas de computadores, porém a previsão furou ao acreditar que tablets continuariam em expansão.

A queda foi sentida principalmente nos produtos high-end, com Apple e Samsung sofrendo retração de 14,2% e 20,5%, respectivamente. As poucas empresas com crescimento no mercado foram as que apostaram em produtos mais baratos, como a Huawei e Amazon, que cresceram respectivamente 49,4% e 98,8%.

 

 

 

Nem tablets, nem computadores. A “supremacia” na computação migrou para os smartphones, sendo que em 2016 pela primeira vez a internet foi mais acessada através de dispositivos móveis do que através de computadores. A teoria do armageddon também não se confirmou: apesar da retração no mundo dos PCs, eles seguem com seu espaço, especialmente no desenvolvimento de conteúdo. Isso mesmo depois do surgimento de tablets com mais performance e com “um pé na produtividade”.

Fonte: IDC | Via: Bit-Tech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções