Índice do Artigo

Apple

Apple acusa a Qualcomm de "extorsão" e pede US$ 1 bilhão de indenização

A Apple está processando a Qualcomm e quer US$ 1 bilhão em indenização. A empresa por trás do iPhone acusa a fabricante do Snapdragon de exercer um monopólio sobre as tecnologias de modem dos smartphones e aproveitar sua posição para cobrar taxas injustas e “extorquir” suas parceiras em contratos. Segundo a Apple, a Qualcomm “tem insistido injustamente em cobrar royalties de tecnologias com as quais eles não tem nada a ver”. 

A Qualcomm tem propriedade sobre modems de smartphones que usam o popular padrão CDMA para se conectar às redes de internet das operadoras. Segundo a acusação da Apple, a empresa cobra royalties cada vez mais caros em novos smartphones que usam a tecnologia, mesmo quando as inovações não têm nada a ver com eles. O iPhone de 256GB tem que pagar mais royalties para a Qualcomm do que o de 128GB, por exemplo.

Além disso, a fornecedora de modems também construiu seu negócio num sistema de abates de valores que é perdido no caso de sua parceira mudar de fornecedora. A Apple passou a usa modems da Intel em alguns de seus iPhones, o que fez com que ela perdesse os valores abatidos com a Qualcomm.

A criadora de hardware para smartphones é mais famosa pelos seus processadores Snapdragon para dispositivos Android principalmente. Mas é interessante notar que seu negócio de licenciamento de royalties soma apenas um terço do dinheiro que entra na empresa, mas gera dois terços de seus lucros.

A Qualcomm, é claro, declarou que são injustas as acusações da Apple e que está “satisfeita” de ir a julgamento para expor as informações que a acusação estaria escondendo e provar a importância de suas tecnologias e seus royalties.

Fonte: Forbes

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções