Índice do Artigo

Notícias

Nova tecnologia da Google reduz o tamanho do update de apps em até 90%

A Google anunciou uma nova maneira de tentar reduzir ainda mais o desperdício do uso de dados de sua conexão mobile na hora de atualizar aplicativos. O novo sistema, apelidado de “patch File-by-File” (arquivo por arquivo), reduz o tamanho das atualizações dos seus apps no Android em 65%, em média, podendo chegar até 90% em alguns casos.

O recurso trabalha em conjunto com o algoritmo delta que já está funcionando desde julho, o “Bsdiff“. Este algoritmo analisa o seu app e o update, não baixando de novo partes repetidas e reduzindo o tamanho das atualizações em até 50%. Agora, com o File-by-File, o “Bsdiff” analisa versões descomprimidas dos arquivos, encontrando ainda mais arquivos em comum e economizando mais banda.

Mas, infelizmente, não são todos que poderão aproveitar a novidade. O File-by-File, segundo a própria Google, é bem exigente do processamento do seu celular e modelos mais antigos podem acabar não dando conta do recado ou ter que ficarem parados, sem uso, enquanto atualizam os apps. A descompressão e recompressão dos arquivos em dispositivos mais modernos, lançados a partir de 2015, leva aproximadamente um segundo por megabyte, mas pode levar bem mais tempo em aparelhos mais antigos. Por isso, o novo recurso por enquanto está limitado aos updates automáticos que costumam acontecer à noite, quando o smartphone está recarregando e você provavelmente não o está usando. Fazer o update manual de aplicativos dificilmente vai usar o File-by-File. Na tabela abaixo, a Google mostra as diferenças de tamanho dos updates usando a tecnologia:

Fonte: Neowin

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções