Índice do Artigo

Playstation

CPU AMD Jaguar está limitando a performance do PS4 Pro, apontam testes

Desde seu lançamento, o PS4 Pro virou pauta nos sites de tecnologia por causa de alguns problemas, desde performance em games até incompatibilidade com algumas TVs. Enquanto a Sony já falou sobre a incompatibilidade com televisões, os bugs na hora de rodar os games ainda são investigados, e a resposta para os problemas de desempenho do PS4 Pro já está virando unânime: a CPU AMD Jaguar.

A Sony substituiu o chip gráfico do PS4 no PS4 Pro, que vem equipado com uma GPU Polaris de 4.20 TFLOPs, mas o console ainda conta com o mesmo processador da versão anterior do videogame, uma AMD Jaguar de oito núcleos. O diferencial da CPU do PS4 Pro é a frequência: enquanto o PS4 possui clock de 1.6GHz, o novo modelo recebeu um overclock chegando até 2.1 GHz.

Porém, como aponta o Digital Foundry, a decisão de manter a mesma arquitetura e não substituir o processador pode estar segurando a performance do console. Nos testes feitos pelo Eurogamer com “Batman Arkham Knight”, durante algumas das cenas, o ganho de performance no game, 6FPS, bate exatamente com o aumento do poder da CPU, que ganhou 31% a mais de frequência.


Cena em que o PS4 Pro tem ganho de 31% no framerate, 6FPS, mesmo ganho do overclock na CPU Jaguar

Como acontecem em outros processadores, fazer overclock não traz um aumento significativo no desempenho. É possível ver como isso funciona nos benchmarks abaixo, onde a CPU AMD FX-8370 ganhou um boost em sua frequência, que subiu de 4.0GHz base e 4.3GHz em turbo core para 4.6GHz constantes, mas a performance não teve um ganho muito alto:

De acordo com o Eurogamer, em alguns casos, o hardware do PS4 Pro serve para estabilizar o desempenho do game, e não trazer melhorias significativas na performance. “Em outras áreas que caem abaixo de 30FPS no hardware base (PS4), o limite permanece acima no PS4 Pro.

Apesar de não fazer muito sentido usar o mesmo processador em um console novo, a resposta mais lógica para esta escolha da Sony seria a falta de novos chips AMD no mercado. A empresa lançará as CPUs Zen apenas no ano que vem — e possivelmente vai equipar o Xbox Scorpio. De acordo com o Tweaktown, para ganhar frente no mercado e não precisar esperar, a dona do PS4 teria optado por fazer um overclock no bom e velho Jaguar e aproveitar esses ganhos de performance, mesmo deixando o hardware datado.

Você pode ver os testes completos com “Batman Arkham City” do Digital Foundry no vídeo abaixo:

YouTube video

Via: Eurogamer, Tweaktown

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções