Índice do Artigo

Internet

Facebook poderia parar notícias falsas, mas não o faz por medo dos conservadores

O Facebook tem as ferramentas necessárias para impedir que notícias falsas de sites sem credibilidade se espalhem pela rede social, mas não toma um atitude por medo de reações negativas por parte de seus usuários mais conservadores.

A informação foi publicada pelo site Gizmodo, que entrevistou duas fontes com conhecimento direto do processo de tomada de decisões da companhia. “Eles definitivamente têm as ferramentas para acabar com as notícias falsas”, disse uma das fontes.

“Existia muito medo de irritar os conservadores depois dos Trending Topics, e várias decisões de produto acabaram parando nisso”, completou.

O motivo da preocupação com o assunto é que a rede social tem sofrido críticas de permitir que hoaxes e notícias falsas corram livremente pelos feeds de seus usuários. Houve até sugestões de que essa atitude permitiu a surpreendente eleição de Donald Trump como presidente dos EUA. Mark Zuckerberg, o CEO do Faceobok, respondeu a essa ideia, dizendo que não enxerga interferência do Facebook no assunto.

Isso é relevante pois, nos Estados Unidos, 44% da população se informa principalmente pela rede social. No Brasil, cerca de 70% da população tem como primeira fonte de notícia o Facebook.

O Facebook se defendeu, dizendo que não cria nenhuma mudança no Feed de Notícias baseada no potencial de impactar um ou outro partido político. “Nós sempre trabalhamos para fazer o feed de notícias ficar mais relevante e informativo, e isso inclui examinar a qualidade e a precisão dos itens compartilhados, como clickbaits, spam e hoaxes”, diz o comunicado oficial.

Via: Gizmodo

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções