Índice do Artigo

Google

Google divulga novos detalhes do Android N durante o Google I/O

A Google detalhou algumas das novidades que estão a caminho da próxima versão do Android, atualmente chamado de Android N. O foco da apresentação, que aconteceu durante o Google I/O, foram nos tópicos desempenho, segurança e produtividade. Na parte de performance, a grande novidade será a introdução da API Vulkan ao sistema operacional da Google. Durante a demonstração, a empresa mostrou o game Need for Speed rodando em um Nexus 6P, sendo que muitos dos recursos estão disponíveis “devido a baixa sobrecarga em processadores” disponíveis na nova tecnologia.

Outra modificação importante é o novo compilador, que foi capaz de entregar até 600% mais performance em testes com apps de benchmark. Outra novidade é o compilador Android N “Just in Time” (JIT), que reduz em até 75% o tempo necessário para realizar uma instalação. Esse novo sistema reduz em até 50% as linhas de código compilado nas aplicações, resultando e menos consumo de energia e menor espaço de armazenamento consumido.

Na parte de segurança, a principal novidade é uma arquitetura de múltiplas camadas, contando com recursos como encriptação dos dados e verificação da integridade do sistema de boot. Na hora de criptografar os dados, o Android N passará a realizar esse mecanismo de segurança em cada um dos arquivos, e não em blocos de dados, como era feito anteriormente, o  que irá facilitar a proteção de diferentes usuários do sistema. O gerenciamento de multimídias também receberá um novo framework, garantindo maior segurança para todo o dispositivo. Na apresentação, a grande novidade são os “Seamless Updates” (em tradução livre, atualizações imperceptíveis). O recurso irá baixar novas versões do Android e manter a nova imagem preparada, sendo que na próxima vez que o sistema for reiniciado a troca acontecerá de forma automática para a versão mais recente. Uma mudança importante: a mensagem de atualização de apps a cada novo update do sistema deixará de existir no Android N.

Na parte de produtividade, a Google está de olho em melhorar o multitarefa do sistema. A primeira mudança é baseada em relatórios de uso do Android, que mostram que os usuários que abrem a lista dos apps mais recentes se limitam a, no máximo, um dos últimos 7 apps utilizados. Por conta disso, o botão do multitarefa irá se restringir apenas aos últimos apps utilizados. Outra pequena mudança, e muitas vezes implementadas pelas fabricantes em suas modificações do Android, enfim o sistema irá incluir um botão para fechar todos os apps.Outra modificação interessante é o “Quick Switch”: ao apertar duas vezes o botão multitarefa, o sistema irá alternar entre os dois últimos aplicativos em uso, funcionando de forma semelhante ao que seria o “Alt+Tab” dos PCs.

O Android irá contar com um recurso de multijanela em sua próxima versão. o Multi-window é acionado quando o multitarefa é pressionado por alguns segundos. A tela será dividida entre o app em uso e outro selecionado entre os abertos recentemente. Outra possibilidade é utilizar o picture-in-picture (PIP), onde você pode colocar o vídeo em exibição em um canto da tela e realizar buscas e outras ações do sistema no restante do display. Esse último recurso, que lembra bastante o atual funcionamento do app do YouTube em smartphones, será implementado no Android TV.

Outra forma de agilizar o sistema será a modificação das notificações. De acordo com a Google, a maioria dos alertas em um smarpthone tem como origem apps de mensagens instantâneas. A Google irá modificar a barra de notificações para possibilitar respostas diretamente através dela, sem a necessidade de abrir o app de origem para realizar a resposta. Também haverão novidades no gerenciamento das notificações, sendo que o usuário poderá definir apps que não terão suas notificações mais exibidas ou casos em que ela não deve dar um alerta sonoro. Ainda na área de produtividade, a Google afirmou que está trabalhando em uma nova geração de emojis, que tornará possível mais formas de expressão aos seus usuários.

O Android N já possui uma versão de testes, disponível através desse link. A versão final deve ser lançada até o final desse inverno, período que se encerra no dia 21 de junho. O sistema ainda não possui um nome final, e a Google iniciou hoje uma campanha para que os usuários sugiram nomes para o novo Android.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções