Índice do Artigo

Microsoft

Microsoft inicia testes para armazenar dados em DNA sintético

A Microsoft fez uma parceria com a Twist Bioscience, uma startup que produz DNA sintético capaz de armazenar dados, para codificar grande quantidade de informações em genes artificiais. Assim, a empresa poderia ter uma alternativa aos meios físicos de armazenamento que possuem uma vida útil pequena e exigem que os dados guardados sejam recodificados constantemente. De acordo com pesquisadores, a utilização de DNA sintético faria os dados permanecerem intactos por até 2000 anos.

Inicialmente, a Microsoft adquiriu 10 milhões de oligonucleotídeos da Twist Bioscience para fazer a codificação. A empresa não revelou, exatamente, que tipo de dados pretende armazenar no DNA sintético. Mas sabemos que o que ela tem em mãos suporta muito material. Em apenas um grama de genes é possível armazenar cerca de 1 trilhão de gigabytes.

E a eficiência da ideia também estaria convencendo a empresa. Segundo Doug Carmean, pesquisador da Microsoft, os testes iniciais com os genes sintéticos foram bem sucedidos. “Nós conseguimos codificar e decodificar 100% dos dados digitais armazenados no DNA sintético”, disse. No entanto, ele admite que há muito caminho pela frente para tornar essa ideia em um produto comercialmente viável.

Fonte: Twist Bioscience | Via: TechCrunch

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções