Índice do Artigo

Hardware

Qualcomm lança Snapdragon 820 com promessa de ser mais rápido e eficiente

Em evento realizado em Nova York, nesta terça-feira (10), a Qualcomm detalhou o seu novo processador topo de linha para dispositivos móveis, o Snapdragon 820. Com diversas inovações com relação ao seu antecessor, o chip chega prometendo melhor qualidade visual, com cores mais precisas e imagens mais detalhadas.

Isso tudo somado a um áudio 3D surround, com maior clareza de som, além de interações mais intuitivas e responsivas, tornando os telefones mais inteligentes e a experiência de uma forma geral mais intuitiva.

Em termos de especificações, o Snapdragon 820 traz uma CPU Kyro de 4 núcleos rodando a 2.2GHz, com a Qualcomm prometendo até duas vezes mais desempenho e eficiência energética, se comparado com a geração anterior. O Snapdragon 820 é a primeira CPU Snapdragon fabricada no processo FinFET de 14nn, que busca justamente diminuir o tamanho do chip e aumentar a eficiência energética do sistema, um item muito criticado em seu antecessor, o Snapdragon 810.

Os gráficos do Snapdragon 820 ficam por conta da GPU Adreno 530, que dá um salto de desempenho e eficiência energética de até 40% quando comparado ao Adreno 430 presente no Snapdragon 810.

O novo modem LTE X12 é de categoria 12 e possui velocidade de download de até 600MB PS e 150Mbps de upload, trazendo 33% de ganho de velocidade e economia de energia na casa dos 15% ao novo processador da Qualcomm. Para melhorar a qualidade das ligações via Wi-Fi, a Qualcomm embarcou a tecnologia Smart Wi-Fi Calling, que monitora em tempo real a qualidade sinal Wi-Fi alterando para o sinal LTE quando a qualidade do Wi-Fi se deteriora e retornando assim que o sinal melhora.

O áudio 3D surround presente no Snapdragon 820 é outra aposta da empresa, prometendo trazer aos smartphones uma experiência mais imersiva através da virtualização de speakers direcionais, criando uma sensação de profundidade. Um dos motivos de a Qualcomm apostar em som 3D Surround é o foco crescente da empresa em VR – realidade virtual, com possibilidade de desenvolvimento de apps que usufruem da velocidade de processamento e da capacidade do Snapdragon 820 de rodar soluções otimizadas para esse fim, porém, segundo a empresa, sem um áudio envolvente a experiência não é completa, por isso a importância do 3D Surround no Snapdragon 820.

A parte de segurança também ganha destaque no Snapdragon 820, que possui uma parte da memória com acesso restrito rodando uma ferramenta que, em parceria com os maiores desenvolvedores de antivírus do mercado, permite ler a assinatura dos vírus sem ser acessada por agentes maliciosos, tornando a navegação mais segura no Snapdragon 820.

Tecnologias embarcadas no Snapdragon 820

A tecnologia de leitura de digitais está mais detalhada e precisa no Snapdragon 820, permitindo leituras mais apuradas e velozes.

O Snapdragon Smart Protect ajuda a proteger contra malwares. Ele checa os apps e avisa o tipo de risco que cada app pode representar, permitindo que o usuário desinstale o app ou o adicione a uma lista de apps seguros.

Na área de reconhecimento de cenas e faces, o Qualcomm Zeroth traz uma engine de processamento neural que ajuda o usuário a classificar as fotos de acordo com o tipo de cena presente. Um demos similar foi apresentado durante o MWC, porém a tecnologia chega ao mercado embarcada com o Snapdragon 820.

O MU-Mimo traz melhor velocidade e conectividade Wi-Fi. Através de um dock que utiliza o protocolo 802.11ad, chega a três vezes mais velocidade se comparado com a geração anterior, permitindo transmitir streaming em 4k em tempo real para sua TV.

O Snapdragon 820 traz ainda a versão 3.0 da tecnologia Quick Charge, que permite carregar o smartphone de forma 38% mais rápida que na versão 2.0. O Quick Charge funciona com voltagem variada, provendo exatamente a voltagem necessária a cada segundo.

Ainda não há data definida para o lançamento oficial, mas os primeiros modelos devem surgir em breve, possivelmente na CES ou no MWC.

O jornalista viajou a convite da Qualcomm.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções