Índice do Artigo

Internet

Ericsson vai fazer o primeiro teste de conexão 5G no Brasil em 2016

A Ericsson anunciou nessa semana uma parceria com a América Móvil para realizar o primeiro teste da conexão 5G já feito no Brasil. O novo padrão de rede móvel vai começar a ser analisado em 2016 e não só as operadoras poderão verificar a qualidade do sinal durante o ano, mas também serão realizadas pesquisas em parceria com a USP, a UNICAMP e a UFC (Universidade Federal do Ceará).

Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade quanto pela indústria. Para estar com redes comerciais prontas em 2020, a Ericsson fechou uma parceria com a América Móvil para o primeiro sistema de testes de 5G no Brasil, como uma demonstração clara da nossa vantagem competitiva, e, ao mesmo tempo, uma forma de levar a pesquisa para fora dos laboratórios e para redes de teste ao vivo.
Hans Vestberg, CEO da Ericsson

Segundo a declaração da companhia, o foco dos testes com a conexão 5G também vai se direcionar para a Internet das Coisas (IoT), numa iniciativa focada em aplicações de baixo consumo de bateria e sensores de baixa potência para áreas remotas.

Com as universidades serão desenvolvidas as seguintes linhas de pesquisa:

– Cyber-Physical Systems com USP e UNICAMP: redes que se comunicam sem intervenção humana; sistemas de comunicação autônomos com base em sensores. Eles poderiam, por exemplo, fornecer a base para sistemas rodoviários que se comunicam com autoridades rodoviárias em casos de emergência, sistemas de clima, que monitoram as condições da estrada e carros autônomos.
– MiMo (multiple-input multiple-output) com UFC: sistemas de 5G com design transceptor com várias antenas em estações rádio-base e terminais de usuários (MiMo). O objetivo é aumentar significativamente a capacidade dos sistemas de comunicação móvel atuais.
– D2D (Intelligent radio resource allocation) com UFC: controle e provisão da qualidade de serviço em sistemas 5G. Usando algoritmos e técnicas de alocação de recursos de rádio, a ideia é possibilitar taxas de bits mais elevadas e maior satisfação do usuário para sistemas de comunicação 5G móveis.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções