Índice do Artigo

Hardware

Windows 10 vs Windows 8.1: existe diferença de desempenho?

Com o lançamento do Windows 10, muitos usuários esperam que, além de uma série de novas funcionalidades, o sistema também traga melhoria no desempenho, em comparação com as versões mais antigas do Windows.

Como atualizar do Windows 7, 8 ou 8.1 para o Windows 10
Como instalar o Windows 10 usando um pendrive e a ferramenta oficial de atualização

O Windows 10 talvez seja um dos sistemas onde isso será mais visível comparado a versões anteriores, especialmente graças ao DirectX 12. Porém, visando testes comparativos no momento, vamos mostrar se existe diferença em algumas aplicações – e também games – mas por enquanto todos rodando em DX11. Afinal, ainda não temos aplicações que se aproveitem do DX12.

Já imaginamos que não exista diferença entre o desempenho do Windows 8.1 ou mesmo versões anteriores comparadas ao Windows 10 (sem contar as otimizações do DX12). Esse artigo para deixar isso claro, até mesmo visando esclarecer a nossos leitores que testes feitos com versões anteriores podem ser comparados com versões atuais.

Mais abaixo, detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
– Processador Intel Core i7 5960X 3.0GHz @ 4.0GHz – Análise
– Placa-mãe Asus Rampage V Extreme – Análise
– Kit de memórias Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz (4x4GB) – Análise
– SSD Kingston HyperX 3k 240GB
– SSHD Seagate 4TB SATA3 – Análise (modelo de 2TB)
– Sistema de refrigeração liquida Cooler Master Nepton 280L
– Fonte de energia Cooler Master V1200 Platinum
– Gabinete Cooler Master HAF EVO XB
– Monitor ASUS PB287Q 4K

Sistema Operacional e Drivers:
– Windows 8.1 Pro 64 Bits
– Windows 10 Pro RTM 64 Bits
– Intel INF 10.0.27
– NVIDIA GeForce 353.30
– AMD Catalyst 15.7

Aplicativos/Games:
– 3DMark (DX11)
– Unigine HEAVEN Benchmark 4.0 (DX11)
– Battlefield 4 (DX11)
– BioShock Infinite (DX11)
– Grand Theft Auto 5 (DX11)
– Metro: Last Light (DX11)
– Middle Earth Shadow of Mordor (DX11)
– The Witcher 3 (DX11)

Consumo de Energia
Também fizemos testes de consumo de energia com todas as placas comparadas. Os testes foram feitos em cima da mesma máquina, o que dá a noção exata do que cada VGA consome e se tem alguma diferença. Vale destacar que o valor é o consumo total da máquina e não apenas da placa de vídeo. Dessa forma, comparações com testes de outros sites podem dar resultados bem diferentes.

Para o teste de carga, rodamos o 3DMark – aplicativo que exige um pouco mais do sistema e da placa de vídeo do que grande maioria dos games.

OBS #1.: No teste rodando o aplicativo 3DMark, consideramos 10w como margem de erro, devido a variação que acontece testando uma mesma placa.

Testes sintéticos
Começamos pelos testes sintéticos, utilizando aplicativos específicos para medir o desempenho das placas.

CineBENCH R15
Iniciamos os testes de desempenho em aplicações com o CineBench, que testa o processador convertendo uma imagem. 
 
 
x264 Full HD Benchmark
Em um teste de conversão de vídeo Full HD, temos os seguintes resultados:
 
 
wPrime
Rodando o wPrime, teste que estressa todos os cores do processador, temos os resultados abaixo:
 

3DMark
Rodamos a versão mais recente do aplicativo de testes da Futuremark com dois testes, ou melhor, um teste em duas situações, o Fire Strike em modo normal e também em modo 4K. Abaixo, os resultados em modo normal:

Agora o resultado em modo 4K: 

Unigine HEAVEN Benchmark 4.0
Agora em sua nova versão, o HEAVEN 4.0 é um dos testes sintéticos mais “descolados” do momento, pois tem como objetivo medir a capacidade das placas 3D em suportar os principais recursos da API gráfica DirectX 11, como é o caso do Tessellation.

O teste foi dividido em duas partes: uma sem e outra com o uso do Tessellation em modo “extreme”, ambas a 1920×1080 com o filtro de antialiasing em 8x e anisotropic em 16X.

O primeiro teste, com o Tessellation desativado:

E o segundo com o Tessellation ativado em modo EXTREME:

Testes em games – FullHD (1920×1080)
Agora vamos ao que realmente importa, os testes de desempenho em alguns dos principais games do mercado.

Para ajudar a entender os gráficos a seguir: acima de 60FPS é o ideal. Quanto mais próximo dos 30FPS, pior vai ficando a fluidez e, abaixo dos 30, o jogo começa a ficar injogável

Battlefield 4
“Battlefield 4” é um referencial da plataforma PC quando se trata de gráficos de alta qualidade. O game foi todo desenvolvido sobre a Frostbite 3, nova engine da produtora DICE.

BioShock Infinite
O game “BioShock Infinite” é outro grande sucesso de crítica desenvolvido pela 2K Games. Abaixo está seu o desempenho das placas comparadas rodando ele:

Grand Theft Auto V
O game GTA V para PC está entre os mais exigentes da atualidade, trazendo ótima qualidade gráfica. Confiram abaixo o comportamento das placas rodando o game:

Metro Last Light
Outro excelente teste que exige o máximo das placas de vídeo é o game “Metro: Last Light” que também é referência de qualidade gráfica em games para PC.

Middle Earth Shadow of Mordor
O novo game inspirado no universo da franquia “O Senhos dos Anéis” chegou sem gerar muita expectativa e se tornou um dos grandes lançamentos do ano, com destaque para seus gráficos muito refinados. Nosso teste utiliza a melhor qualidade possível do game.

The Witcher 3 Wild Hunt
The Witcher 3 chegou como nova referência em qualidade gráfica para PC, sendo um dos games mais interessantes da atualidade para medir desempenho de placas de vídeo.

 

Testes em games – 4K (3840×2160)

Agora vamos aos testes de desempenho na resolução 4K, com os mesmos títulos dos testes em FullHD.

Battlefield 4

BioShock Infinite

Grand Theft Auto V

Metro Last Light

 

Middle Earth Shadow of Mordor

The Witcher 3 Wild Hunt

Conclusão
Como já imaginávamos, não há praticamente nenhuma alteração no desempenho em aplicações atuais para usuários desktop. Como já falamos em uma série de artigos e até mesmo videocast com especialistas do ramo, o Windows 10 deve fazer diferença quando se trata de DirectX 12, justamente pelo conceito que a nova API trará em se tratando da forma como lida com a parte gráfica, seja na forma de acesso mais rápido ou correções de problemas antigos como a quantidade somada da memórias de placas de vídeo em Crossfire ou SLI.

Abaixo dois vídeocasts que fizemos com Alexandre Ziebert, marketing técnico da Nvidia, e Alfredo Heiss, especialista de hardware da AMD, em ambos com foco em DirectX 12.

YouTube video

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções