Índice do Artigo

Segurança

Fiat Chrysler faz recall massivo devido a vulnerabilidade no sistema inteligente de seus carros

O futuro finalmente chegou e agora vivemos em um mundo com lutas de robôs gigantes e carros sofrendo ataques de hackers. Na sexta feira, o conglomerado Fiat Chrysler anunciou um recall massivo envolvendo 1.4 milhões de carros devido a uma vulnerabilidade no sistema de bordo dos veículos, que permite a invasores tomarem o controle do veículo de forma remota. A fabricante já havia lançado um patch de correção de erros em seu site, mas agora, todos os donos dos veículos atingidos pelo erro serão notificados.

A falha de segurança não envolve veículos vendidos no Brasil, já que os recursos que tornam o sistema vulnerável só estão disponíveis nos carros dos Estados Unidos. O recall será feito de uma forma diferente e os donos não precisarão levar seus carros para a montadora, apenas receberão um pendrive, que deve ser conectado ao sistema de bordo do carro para corrigir o bug. 

A Chrysler liberou uma lista com os carros que podem ser hackeados, incluindo nomes como o modelo mais novo do Dodge Viper, as pickups Ram 1500, 2500 e 3500 e os sedans Chrysler 200, Chrysler 300 e Dodge Charger. Veja abaixo a lista completa:

– 2013-2015 Dodge Viper;
– 2013-2015 Ram 1500, 2500 e 3500;
– 2013-2015 Ram 3500, 4500, 5500;
– 2014-2015 Jeep Grand Cherokee e Cherokee;
–  2014-2015 Dodge Durango;
– 2015 Chrysler 200, Chrysler 300 e Dodge Charger

YouTube video
 

O recall do grupo Fiat Chrysler foi anunciado alguns dias após a divulgação de um vídeo feito pela Wired (acima), onde dois pesquisadores invadem o sistema de um Jeep Cherokee, que, obviamente, também está na lista dos carros vulneráveis. No vídeo, os especialistas em segurança invadem o sistema do veículo e controlam funções que vão desde o volume do rádio até os freios e direção do carro.


Após pesquisarem por mais de um ano, Charlie Miller e Chris Valasek descobriram vulnerabilidade no sistema do Jeep

 A ação da Fiat Chrysler mostra que, pelo menos, a montadora pegou o feedback dos pesquisadores e resolveu o problema de segurança, protagonizando o maior recall de veículos envolvendo tecnologia de bordo. A funcionalidade e praticidade dos novos sistemas conectados facilita a vida dos motoristas, mas ainda tem que melhorar muito no quesito segurança.

{via}Wired|http://www.wired.com/2015/07/jeep-hack-chrysler-recalls-1-4m-vehicles-bug-fix/{/via} 


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções