Índice do Artigo

Internet

Facebook abre o Internet.org para desenvolvedores e causa discussão sobre neutralidade da rede

O Facebook abriu sua plataforma Internet.org para novos sites e aplicativos de desenvolvedores nesta segunda-feira, num movimento que, segundo a empresa, iria aumentar o acesso das pessoas de locais rurais ou sem conexão ao mercado emergente. Entretanto, essa decisão trouxe críticas de ativistas virtuais da Índia. O argumento é baseado na possibilidade do gigante das redes sociais controlar todas as informações acessadas no serviço, violando o princípio da Neutralidade da Rede.

O projeto Internet.org oferece acesso gratuito a via aparelhos móveis para atividades específicas na rede, como classificados de trabalho, informações de saúde, agricultura, clima e história, assim como o acesso à rede social e ao serviço de mensagem. Até o momento, a iniciativa está presente em nove países entre África, América Latina e Ásia, incluindo a Índia. Segundo o vice-presidente da organização, Chris Daniels, o Internet.org é responsável pelo acesso de aproximadamente oito milhões de pessoas à web. Mais informações podem ser vistas neste post de anúncio do projeto.

A plataforma será aberta para todos os desenvolvedores que preencherem alguns requisitos, incluindo que o conteúdo possa ser navegado tanto em aparelhos básicos quanto smartphones de última geração, além de serem acessados com facilidade em locais com conexões fracas.

A gigante das redes sociais fez uma parceria com a Reliance Commuinications para lançar o Internet.org na Índia em fevereiro, mas alguns e-commerces e desenvolvedores de conteúdo saíram do serviço após alegações dos ativistas de que a empresa quebrava a Neutralidade da Rede – o conceito de que todos os sites na internet devem ser tratados de maneira igual.

Nikhil Pahwa, voluntário da campanha savetheinternet.in, alegou que o serviço causaria um dano permanente na dinâmica de funcionamento da internet:

Nós demos chamadas ilimitadas para que mais pessoas pudessem começar a fazer ligações? Então por que essa estratégia quase paternalista em relação a Internet? Você está colocando outras empresas e o uso da web geral em clara desvantagem.”

– Nikhil Pahwa, ativista e fundador do Medianama.com

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/2015/05/04/us-facebook-internet-idUSKBN0NP0ES20150504{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções