Índice do Artigo

Segurança

Escultura de Snowden é removida um dia depois de ser erguida em parque de Nova Iorque

Um busto com quatro pés de altura de Edward Snowden, que foi erguido na manhã de ontem (07) em um parque do Brooklyn, nos EUA, foi removido pelo Departamento de Parques de Nova Iorque (NYPD). Um representante da entidade pública confirmou que a estátua em bronze do autor dos vazamentos da NSA foi removido por funcionários do departamento. A instituição não confirmou sobre suspeitos ou prisões devido à uma “investigação em progresso.”

A criação do busto e instalação em guerrilha foi registrada pelo blog de artes novaiorquino Animal, com entrevistas em vídeo e filmagens borradas da imagem de aproximadamente 45 kg sendo instalada em um memorial de guerra do Fort Green Park. As gravações exibem a confirmação de que os criadores fizeram a peça com considerações estéticas, como tamanho e pátina de bronze, para “honrar as estéticas já presentes no local.” Em particular, o grupo queria colocar o impacto de Snowden nas políticas americanas no mesmo patamar dos sacrifícios feitos pelos prisioneiros de guerra nas guerras revolucionárias.

YouTube video

Os artistas envolvidos mencionaram a possibilidade iminente de que o busto pudesse não durar muito no parque, juntamente com o fato que, em uma era da Internet, isso não importasse tanto:

O fato de que um risco foi tomado, que uma imagem surgiu daquele evento e que pudesse ser passada por aí nunca poderá ser desfeita. Você pode arrancar a estátua de lá, mas não pode apagar o fato de que isso aconteceu e que as pessoas estão compartilhando isso – e isso pode inspirar as pessoas a falar mais de modo mais criativo.

Autor anônimo sobre o busto de Snowden em entrevista ao Animal

Os artistas noticiaram também que possuem moldes menores e renderizações em 3D para impressoras, caso decidirem criar mais bustos de Snowden. O mais curioso de todos esses fatos é que os próprios autores reconhecem o quanto isso vai de encontro à vontade do ex-agente da NSA, que “não quer que os vazamentos se tornem sobre ele”. Entretanto, depois de sua última aparição na HBO, isso talvez se torne mais difícil, já que sua imagem está se popularizando por todos os locais.

{via}ArsTechnica|http://arstechnica.com/tech-policy/2015/04/guerrilla-snowden-sculpture-erected-in-nyc-park-promptly-removed/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções