Índice do Artigo

Artigos

Update Denim: a diferença após a atualização nas fotos

O update Denim já está disponível em alguns aparelhos da antiga Nokia, com funções como a capacidade da Cortana de responder comandos por voz a qualquer momento (em modelos compatíveis), agrupamentos de blocos na tela inicial e até detalhes, como ajustar o tempo da”soneca” nos despertadores. O grande destaque da nova versão do software para modelos Lumia,entretanto, é a câmera, onde a Microsoft implementou melhorias tanto em fotos quanto em vídeos.

Fizemos um comparativo com o Lumia 930, e mostramos o “antes e depois” do aparelho. Tentamos recriar as mesmas cenas, com condições semelhantes de luz, para mostrar como a câmera está se portando após o update do Cyan para o Denim.

Boa condição de luz / Pouca luz / Flash


Lumia 930 Cyan e Denim

Noturna / cena externa / Macro


Lumia 930 Cyan e Denim

Observando de forma geral as fotos, dá para perceber que um dos pontos mais criticados da câmera do 930, o balanço de branco, ainda não está 100% corrigido. Na primeira cena, boa iluminação, e especialmente no macro, dá para perceber que a câmera se perdeu e “azulou” a nossa mesa. Em outros momentos, há uma evolução notável, como na cena noturna onde o foco se encontrou muito melhor. Na cena externa também houve uma melhoria, já que no Cyan a imagem ficava muito escura e escondia os detalhes.

Uma informação importante: foram feitas várias fotos, sempre deixando o software regular tudo, e escolhemos as com melhores resultados. Ou seja: na cena noturna, com o Cyan, o foco sempre foi neste estilo “desfocado”, resultado do erro no foco. Como o celular estava posicionado em um tripé, não foi uma potencial longa exposição que desfocou a imagem. 

Com liberdade para usar os ajustes manuais, aumentamos o tempo de exposição para 0.5 segundo e ajustamos na mão o ponto do foco. O resultado foi uma foto com melhores cores e um granulado menos acentuado: 

Se não resolveu as cores, o Denim em compensação traz duas melhorias muito importantes. A primeira é a agilidade da câmera. É notável a diferença de tempo que agora o smartphone leva para abrir o app e tirar a primeira foto, algo que em nossos teste girou em algo pouco abaixo dos 4 segundos (partindo do aparelho com a tela travada e utilizando o botão dedicado para fotos para já cair direto no app de fotografia).

Batendo corrida, a melhoria encurtou a diferença com o iPhone 6 Plus, mas não foi o bastante. O resultado é uma diferença de 1 segundo, o suficiente para que o gadget da Apple estivesse em sua segunda foto, quando o 930 bateu a primeira.

YouTube video

HDR e gravação em 4K

Além dos ajustes na câmera, o Denim introduz dois recursos: o 4K e o HDR. A gravação em resolução 2160p aproveita a alta resolução do sensor presente em vários aparelhos Lumia para gravar nessa nova qualidade na onde quase ninguém consegue assistir aos conteúdos.

O HDR é uma adição crítica. Tanto iOS quanto Android já possuem este recurso há anos, e com todo o enfoque que a Nokia (agora Microsoft) nas câmeras de seus aparelhos, demorou muito para este recurso ser adicionado.

O High Dynamic Range, ou em tradução livre Grande Alcance Dinâmico, é um recurso que resolve fotos com situações muito contrastantes de luz: um lugar muito claro e outro muito iluminado. Na foto convencional, só é possível ajustar a imagem para um dos pontos. Com o HDR, a câmera bate uma série de fotos em diferentes ajustes e depois via software une as imagens em uma única foto, com todos os elementos mais equilibrados.

Para utilizar este recurso, você deve ativar o modo “Captura Rica”. Uma pena a Microsoft não ter optado pelo já convencionado HDR, o que pode fazer com que alguns usuários se percam na hora de ativar este recurso.

O HDR chegou tarde, mas chegou bem nos Lumias. Esta tecnologia está muito ajustável, diferente das demais fabricantes que trazem apenas um ajustes, o “com HDR ou sem HDR”. No Captura Rica, você consegue ajustar o quanto de HDR pretende aplicar nas fotos.


Sem HDR, Com HDR equilibrado e HDR no máximo

O resultado é que você consegue ir desde a foto sem o recurso, passando por ajustes mais equilibrados chegando até a uma foto totalmente desregulada. Quando exageramos no HDR, começam a acontecer distorções nas cores, que ficam excessivamente saturadas, e o contraste da imagem praticamente se perde. É um efeito diferente, que pode ser uma boa pedida para quem quer fazer uma foto mais “artística”.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções