Índice do Artigo

Artigos

Direto da China: RWatch M26, o vestível ultrabarato

Um dos hobbys de muitos geeks nos últimos anos tem sido encomendar gadgets pouco conhecidos de sites chineses para “ver qual é”. Com um preço muito abaixo dos concorrentes de marcas conhecidas, e muitas vezes com funções excêntricas que nenhum outro aparelho oferece, a dúvida é o quanto estes aparelhos irão realmente entregar, e onde serÁ o comprometimento na qualidade para garantir o preço competitivo. 

Para matar a curiosidade do pessoal, vamos escolher os dispositivos mais exóticos e também os com funções mais diferenciadas e testÁ-los, para mostrar para vocês os gadgets chineses que podem surpreender no bom, ou no mal, sentido.

Nosso estreante é o RWatch. O vestível é um relógio capaz de sincronizar com o smartphone através da conexão Bluetooth. O visual do aparelho não estÁ ruim: tem aquela tela um tanto grande característica dos smartwatches, mas em geral tem linhas discretas e a pulseira de borracha é larga e confortÁvel – para quem não vê problema em pulseiras deste material.

Para operar em conjunto com o smartphone, é preciso instalar o app RWatch, disponível gratuitamente na Google Play. Esta é uma limitação do aparelho: ele só opera em conjunto com dispositivos Android na versão 2.2 ou superior, não servindo para outros sistemas.

Após configurado, o RWatch consegue fazer diversas ações em conjunto com o smartphone. Você pode ver as mensagens recentes, acessar a agenda – algo que não é nem um pouco fÁcil devido a pequena tela e a falta de uma forma de busca – ver o log de ligações e até mesmo realizar e atender chamadas. Para as ligações, o relógio usa as caixas de som, numa experiência bastante… Power Ranger. O som não é de alta qualidade, mas bastarÁ para momentos que você não quer pegar o smartphone.

O RWatch tem outras funções bacanas, como avisar quando você estÁ esquecendo o celular se baseando na perda de conexão com o aparelho, e pode vibrar para avisar a chegada de novas notificações. No app, é possível definir que tipo de apps podem ter suas notificações exibidas no relógio, o que customiza bastante a experiência e é necessÁrio: deixar todo app podendo enviar avisos ao smartphone vai fazer seu pulso vibrar com uma frequência irritante.

Um recurso é totalmente dispensÁvel: os sensores. Com uma precisão muito duvidosa, o aparelho possui pedômetro, hodômetro e até barômetro. Eles não estão ativos de forma constante, e para acionÁ-los é preciso dar “play” nas configurações. A sincronização com o smartphone falhou em nosso teste, o que fez a presença destes recursos se tornar em algo nem um pouco útil. Outra função que não se saiu muito bem foi a câmera: o smartwatch até consegue abrir a câmera frontal ou traseira do aparelho se ele estiver desbloqueado, e exibir a imagem na tela do relógio, porém ao mandarmos bater a foto o aplicativo trava e fecha.

A interface não é perfeita, com uma organização confusa e botões não muito intuitivos, mas não é difícil aprendê-la. O grande problema deste dispositivo é a tela. Apesar dos comandos serem responsivos, o crítico é o brilho da tela. Com pouca luminescência, é praticamente impossível ver o que estÁ na tela em um local claro. Outro inconveniente é ver as horas: é preciso pressionar um botão para ligar a tela, toda vez.

A autonomia varia diretamente com o número de vezes que você destrava a tela e o número de notificações que recebe. O normal é segurar um dia, porém com um uso mais restrito pode chegar a dois, o que não é algo que impressione. Para recarregÁ-lo basta usar a porta microUSB em uma das laterais. 

Vejo este gadget como algo muito útil para os donos de phablets, que possivelmente mantém seus aparelhos dentro de uma mochila ou bolsa. DÁ para conferir o bÁsico das notificações, como quem enviou o e-mail e o título, ou mesmo ver quem estÁ ligando, antes de precisar buscar o smartphone de grande porte. Para quem estÁ de olho em um gadget para atuar como um alerta das notificações, este gadget é uma pedida interessante, mas é preciso estar ciente da baixa luminosidade da tela, que dificulta ver as informações em locais muito claros.

Prós

  • Barato
  • Eficiente para notificações
  • Boa sincronização com o smartphone

Contras

  • Tela com pouco brilho
  • Compatível apenas com Android
  • Sensores precisam ser ativos e com precisão duvidosa
  • Algumas funções não operam como deveriam
  • Precisa ser carregado todo dia

Onde comprar: RWatch M26 – US$ 31.27

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções