Índice do Artigo

Games

Hacker britânico faz Doom rodar em impressora da Canon

Um dos objetivos da humanidade parece ser rodar o clÁssico FPS Doom em absolutamente todos os dispositivos jÁ fabricados. Isso jÁ foi feito com calculadoras, caixas automÁticos de bancos e até em grandes placas de publicidade de LED. Agora podemos incluir impressoras a essa lista.

O culpado por isso é o hacker britânico Michael Jordon, que conseguiu quebrar a criptografia de uma impressora Canon Pixma, e a fez rodar Doom. O jogo roda naquela telinha da multifuncional, que pessoas normais usam para selecionar a quantidade de cópias ou ver o andamento de sua impressão.

A paleta de cores ainda não estÁ perfeita, como mostra o gif abaixo. Mas, tirando isso, o game roda muito bem. De acordo com o hacker, a impressora possui um processador Arm de 32-bits, 10 MB de memória Ram e ainda uma tela com proporção perfeita para rodar Doom.

Mas Jordon não teve esse trabalho todo apenas para se divertir com um clÁssico em sua impressora. Ele trabalha na empresa de segurança digital Context, e estava tentando demonstrar os problemas de segurança em dispositivos que formam a chamada “internet das coisas”.

A falha encontrada pelo hacker estÁ no recurso que permite ao usuÁrio acessar a impressora através da internet para checar o seu status. Ele descobriu que a interface através da qual se faz isso não possui nenhuma senha ou nome de usuÁrio.

Com isso, qualquer pessoa poderia ver o status de uma impressora, assim que a encontrasse. Após mais um pouquinho de exploração, Jordon descobriu que era possível instalar seu próprio firmware no dispositivo. Nada mais natural, portanto, do que esse firmware conter Doom. AliÁs, a Canon prometeu consertar essa falha numa atualização futura. Via Gizmodo e BBC.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções