Índice do Artigo

Segurança

[Rumor] Falha no iCloud é responsável pelo vazamento de fotos de celebridades nuas

Visitantes assíduos de sites como Reddit4Chan jÁ devem saber que o assunto do momento são as fotos de celebridades “pouco vestidas” que vem circulando na internet. Atrizes como Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst e Mary Elizabeth Winstead estão entre as pessoas expostas nestes vazamentos.

Apesar de não haver confirmações sobre quem foi o responsÁvel pelo vazamento, começa a pipocar pela internet evidências de que as fotos foram obtidas através de falhas no serviço de armazenamento na nuvem da Apple, o iCloud. Aparentemente, os dados foram acessador através de um software chamado BruteForce, que utilizou um simples “ataque de força bruta” no FindMyiPhone para obter os dados dos usuÁrios.

Apesar da Apple não se pronunciar oficialmente sobre o caso, hÁ um forte indício que, ao menos, a falha existia: pouco depois da suposta falha ter ganho notoriedade, a empresa fez correções que inutilizaram o BruteForce. Outro indício que os dados foram retirados de algum serviço de armazenamento na nuvem foi o caso de Mary Elizabeth Winstead: ela afirma que jÁ havia deletado as fotos de seu aparelho, o que indica que não foram obtidos estes dados dos próprios aparelhos.

“Ataque de força bruta” estÁ entre os tipos menos refinados de tentativa de invasão de uma plataforma. Partindo do e-mail de registro, um dado que pode ser conseguido especialmente em caso de celebridades, o software fica repetidamente tentando senhas até descobrir qual a correta. A maioria dos sistemas possuem defesas contra este tipo de ataque, como bloquear contas após múltiplos erros da senha ou forçar o uso de captchas para reconhecer “robôs” tentando o login. Nenhuma ferramenta de proteção deste tipo, porém, parece ter sido implementada na recuperação dos dados do Find My Phone da Apple, e por esta brecha os hackers teria conseguido acesso aos dados dos celulares.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções