Índice do Artigo

Hardware

Intel detalha o co-processador Xeon Phi While Knights, com 72 núcleos e microarquitetura Silvermont

A Intel divulgou mais informações sobre a nova geração de processadores Xeon Phin, codinome While Knights. Este hardware atua como um co-processador, conectado ao computador através de uma porta PCIe x16 e que tem enfoque na supercomputação (HPC, ou High Performance Computing). A segunda geração do Intel Xeon Phi substitui o Pentium 1 (P54C) pela nova microarquitetura Silvermont em 14 nanômetros, o que promete trazer três vezes mais performance por thread.

Voltado para a supercomputação, a nova geração do Xeon Phi traz números nem um pouco discretos: são 72 núcleos, sendo que cada core é capaz de realizar 4 threads nesta linha de processadores. Ele posui até 3 TFLOPs de processamento de dupla precisão.

O maior desafio da Intel, com este produto com tanto poder de processamento, foi o desenvolvimento das memórias, sendo que a tecnologia GDDR5 com largura de banda em 512-bit da geração anterior, Knight Corner, não seriam o bastante. Para resolver este gargalo, a empresa desenvolveu em conjunto com a Micron uma variante de Hybrid Memory Cube (HMC).

O Xeon Phi virÁ com a tecnologia MCDRAM, ou mulit channel DRAM, que coloca vÁrios dies de RAM uns sobre os outros, e fazendo a conexão com os controladores na base. Com este recurso, a Intel afirma que é capaz de tornar mais eficiente o acesso à memória pelo processador, ao colocÁ-las mais próximas da CPU.

A segunda geração do Xeon Phi virÁ com uma nova opção de formato. Além do estilo que estamos acostumados com placas de vídeo, com a conexão através do slot PCIe, também serão vendidos processadores no tradicional formato em socket, podendo operar em conjunto com outros processadores Xeon em uma mesma placa-mãe, compartilhando recursos como memória, ao invés do funcionamento “em separado” do modelo em uma placa individual.

Os primeiros produtos devem estar disponíveis na primeira metade de 2015.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções