Índice do Artigo

Notícias

Roccat Power-Grid: Transforme seus celular em uma tela adicional para seus games

Enquanto as telas sensíveis a toque vem sugindo em alguns periféricos, como no DeathStalker, da Razer, a Roccat veio com uma solução interessante para incorporar o mesmo recurso: ao invés de incluir a touchscreen no periférico gamer (e encarecer assim bastante o produto), a empresa decidiu explorar as telas sensíveis a toques que a maioria de nós jÁ tem, em seus tablets ou smartphones.


O Power-Grid é um app que realiza a mesma função destas telas embarcadas em periféricos gamers: traz um conjunto de informações e atalhos que podem ser modificados de acordo com o contexto do uso do computador, distribuído em diversas telas customizÁveis.

Para funcionar, o app precisa de um software instalado no PC e outro no tablet. Ambos são gratuitos e disponíveis para download no site oficial. Também é preciso criar uma conta gratuita no sistema da Roccat, e por fim sincronizar o aplicativo com o PC colocando o número de IP de seu computador ou escaneando por computadores com o software instalado na rede local. Este processo não é totalmente automatizado, mas também não chega a ser complicado demais.

A aba inicial do app traz uma série de informações, como porcentual de carga dos núcleos lógicos do processador, capacidade da rede em uso, porção livre dos HDs e quantidade de RAM livre.

Na segunda aba fica a caixa de entrada, onde você pode agregar diversos serviços e feeds, como RSS, para montar uma central de notificações em nesta tela. Apesar de ser um recurso meio redundante com o que o próprio tablet/smartphone jÁ possui, é interessante pois o app “toma” toda a tela, inclusive some com a barra de notificações (no caso do Android).


Abas no app para smartphone/tablet

A terceira aba tem uma função bem interessante: o controle de Áudio. Nela você pode modificar o volume, desligar e ligar os microfones e também um controle de música, compatível com a maioria dos players disponíveis. 

Mas a grande sacada não são as abas pré-definidas, e sim as customizÁveis. Este app possibilita criar grades com praticamente tudo que você quiser, deste status de elementos do hardware, cronômetros, atalhos para funções do sistemas e, muito importante, os macros. A interface possibilita ajustes avançados, como até as cores e ícones de cada botão, sendo que a Roccat jÁ incluiu uma ampla biblioteca inicial de imagens para ajudar na criação destes layouts. Só hÁ duas limitações: estas mudanças precisam ser feitas no computador e, o maior empecilho, é bem complicado.


Algumas grades disponíveis para download, e software para o PC

Como toda interface que possibilita muita customização, o Power-Grid é bem complicado de ser entendido, e até você aprender como fazer cada grade e adicionar os botões, vai uma boa curva de aprendizado. Felizmente o app possibilita importar grades pontas, e jÁ hÁ uma biblioteca interessante com grades gratuitas para download, especializadas em games como LOL e Dota, e também em aplicativos como o VLC, Fraps e Photoshop.

Tudo muito bom e de graça, até você querer colocar a terceira aba personalizada. Você pode criar e baixar quantas grades quiser, o aplicativo só permite “equipar” o app com duas abas. Mais que isto, é preciso pagar o equivalente a 99 centavos de dólar, para cada nova aba personalizada disponível. Apesar desta limitação, mesmo sem gastar nada o app jÁ traz muitas funções interessantes, e com certeza pode tornar seu smartphone/tablet em uma parte útil de seu gaming set.

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções