Índice do Artigo

Notícias

Sandia exibe protótipo de cooler com dissipador de calor "flutuante" e que gira a 2000 RPM

Um protótipo de um novo tipo de cooler estÁ sendo desenvolvido pelo Sandia National Laboratories, que teoricamente é cerca de 30% mais eficiente em transferência de calor, menor e mais quieto que os modelos tradicionais. Nomeado de Sandia Cooler, teve a licença negociada com duas companhias (uma de LEDs e outra de refrigeração para computadores) e é constituído de três partes simples: um disco fixo que serve como base e é a Área de contato com o CPU, uma sequência de fins curvados giratórios que se assemelha a um impulsor e um pequeno motor localizado ao centro.

O cooler utiliza um princípio de “rolamento hidrodinâmico”, de forma que a parte giratória, que chega a mais de duas mil rotações por minuto, fica separada da base por uma fina camada de ar. Esta camada facilita a transferência de calor da parte debaixo para os fins giratórios, o que deve gerar muitas dúvidas em um mercado acostumado a materiais de interface termal e contato entre metais.

O ar frio é atraído ao meio do impulsor enquanto ar quente é expelido pelos fins. No vídeo, eles demonstram que este processo pode ser muito silencioso, apesar da rotação elevada – o barulho na primeira metade é causado pelo motor experimental usado, que não estava coberto.

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções