Índice do Artigo

AMD

AMD recebe aprovação em todos os órgãos regulatórios para compra da Xilinx

AMD recebe aprovação em todos os órgãos regulatórios para compra da Xilinx
Créditos: AMD/Xilinx/Reprodução

Em outubro de 2020 a AMD anunciou a aquisição da fabricante Xilinx por US$ 35 bilhões, com a intenção de fortalecer seu portfólio perante a competição com Nvidia e Intel. Nesta quinta-feira (10), a AMD anunciou através do Twitter que obteve a aprovação necessária de todos os órgãos regulatórios para finalizar a compra. Todos os trâmites legais devem ser finalizados até o dia 14 de fevereiro, próxima segunda-feira.

A aquisição foi amplamente celebrada pelos acionistas de ambas as empresas, e estava prevista para ser finalizada ainda em 2021. Porém, o governo britânico, por meio do órgão CMA (Competition and Markets Authority), que regula a competição entre empresas, entrou com um inquérito para investigar a aquisição.

A Xilins é a principal fornecedora de dispositivos lógicos programáveis do mundo. Agora, a AMD diversifica seu portfólio e passa a oferecer produtos e soluções em CPUs, GPUs, FPGA e SoC, para acirrar a competição com Intel e Nvidia.

Nvidia desistiu de adquirir a ARM

Se a AMD está comemorando a aquisição da Xilins, o mesmo não pode ser dito da Nvidia. Após enfrentar muitos entraves com órgãos regulatórios de diferentes países, o Financial Times revelou nesta semana que a compra da ARM pela Nvidia, por US$ 40 bilhões, foi cancelada.

O processo que também iniciou em 2020, não conseguiu obter um final feliz. Pelo menos, não para a Nvidia. Demais empresas como Microsoft, Apple e outras, que se mostraram receosas com a compra, devem estar mais tranquilas.

O grande medo gerado pela transação é que, se aprovada, a Nvidia controlaria o ecossistema de produção de processadores. Apesar da ARM afirmar que não haveria alteração no seu sistema de licenciamento, e que demais empresas poderiam continuar trabalhando com a ARM normalmente, não foi o suficiente para aplacar as dúvidas.

Com a decisão de cancelar a compra, Simon Segars, CEO da ARM, decidiu deixar o cargo e se aposentar. De acordo com informações divulgadas, Rene Haas, presidente do grupo de IP da empresa, assumirá o posto de CEO

Via: Techpowerup, Videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções