Índice do Artigo

ex-clusivo

Grounded para PS5 tem desempenho e resoluções inferiores ao Xbox Series X

Análise do Digital Foundry mostra que o PS5 tem dificuldades com Grounded por motivos ainda desconhecidos

Grounded
Créditos: Obsidian/Xbox

Lançado em 16 de abril para PlayStation e Nintendo Switch, Grounded é mais um game da Microsoft que sai de seu ecossistema. No PS5, por exemplo, o jogo da Obsidian tem apresentado desempenho e qualidade gráfica inferior ao que entrega no Xbox Series X, segundo o Digital Foundry.

O hardware do PlayStation 5 e Xbox Series X são parecidos, mas isso não foi o suficiente para a Obsidian acertar o ponto na versão do console da Sony. Mesmo com Grounded sendo um jogo com uma estética simples, as imagens na versão de PS5 entrega menos detalhes e imagem borrada comparado com o console mais forte da Microsoft.

Isso acontece, porque o PS5 entrega entre 1920×1080 e 2160×1215 através da resolução dinâmica dependendo da complexidade da cena. O Xbox Series X, por outro lado, tem a resolução mínima maior que a máxima do console da Sony, 2688×1512, chegando a 4K e entregando mais detalhes nas imagens.

O Xbox Series S tem 1080p como única resolução. Ou seja, dependendo do trecho de Grounded, o PlayStation 5 entrega resultado gráfico similar ao console de entrada da Microsoft.

Mesmo com resoluções mais baixas e que, consequentemente, entrega gráficos com menos detalhes, curiosamente, o console da Sony tem geometria e sombras levemente superiores em relação ao Xbox Series X em determinados momentos, mas não sempre.

PS5 tem dificuldade em manter 60 FPS em Grounded

Em relação ao desempenho de Grounded no PlayStation 5, o console entrega desempenho inferior ao rival. Enquanto o Xbox Series X entrega 60 FPS constantes, o PS5 cai para a casa dos 40 FPS em determinados momentos, entregando um frame time inconsistente, fazendo com que os FPS oscilem.

Foto: Divulgação/Microsoft

O Digital Foundry também analisou a versão de Switch de Grounded que, como é de se esperar, é consideravelmente inferior a versão de Xbox Series S. Segundo o canal, o console híbrido da Nintendo entrega entre 640×360 e 1280×720, o que é bem baixo para os padrões de hoje.

Não só as resoluções são bem baixas, como também falta detalhes geométricos e existe muito pop-up de elementos pelos cenários. No console da Nintendo, o jogo roda a 30 FPS com stutters em algumas partes do mapa.

Junto de Sea of Thieves e Hi-Fi Rush, Grounded marca a nova fase da Microsoft em levar jogos de Xbox para outras plataformas além do PC.

Fonte: Digital Foundry

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções