Realmente o grande problema de um processador desse é ter realmente aplicações que aproveitem, e até onde sei, paralelizar aplicações não é algo tão facil e até agora não vimos nada de tão inovador nisso, apesar de os compiladores terem sofridos aperfeiçoamentos nos ultimos anos.
Basta notar no proprio sistema operacional, no windows 7 mesmo notei pouca diferença quando troquei de meu x2 pro athlon ii x4, a não ser que podia abrir mais aplicações sem ficar dando lag. Mas ainda é triste ver o sistema operacional perdendo o controle do sistema para um simples aplicativo como o firefox e ver o explorer travando.
Nisso acho que o linux se sai melhor, notei sim grande diferença no mandriva por exemplo quando troquei o processador, principalmente na inicialização que se reduziu muito.
Já passou da hora do mercado se reunir e tentar encontrar uma solução melhor que torne mais facil a programação multitarefa, sei lá, talvez até tornando isso transparente para quem programa, e o sistema operacional no seu devido lugar divindo tudo entre todos os núcleos, é assim que eu achei que sempre deveria ser um so.
Mais dois anos e intel e amd vão penar muito para vender esses processador com mais de 6 núcleos para o mercado em geral, visto que a grande maioria não precisa de tudo isso, ficara mais restrito ao mercado de workstations e servidores, e gamers malucos por desempenho, se bem que esse é outro ponto a se pensar, tomara que o mercado de games passe a olhar com mais atenção para o uso de vários núcleos, senão daqui um tempo ninguém vai pensar em comprar um processador desses, já que em jogos não vai fazer tanta diferença.
Sinceramente não sei qual a utilidade de um processador desse. Para games que não é, tendo em vista que o que importa, nesses casos, é a VGA. Para Workstations destinadas a tratamento de imagens ele ainda valeria a pena, porém, também nesses casos as GPU´s estão començando a se impor: o MacStudio Pro (Noticias Tecnologicas: AMD FirePro V8750 ate 20 vezes mais rapida que um Intel Core i7 965 Extreme Edition ), por exemplo, que roda em uma AMD FirePro V8750, faz as tarefas de renderização de 10 a 20 vezes mais rápido que um Intel Core i7 965 Extreme Edition, pois ele foi desenvolvido para rodar em GPU, e não em CPU.
No campo de servidores, sim, aí faz sentido. Mas, quando a Intel colocar o Gulftown de 6 núcleos e 12 threads no mercado, a AMD vai colocar junto o Magny Cours de 12 núcleos físicos, que é algumas vezes mais poderoso que o Gulftown, tanto em performance, quanto em performance/watt e performance/$.
Enfim, não sei qual a utilidade de uma CPU dessas, afinal, como diz a NVDIA, a era da CPU está no fim.
Sinceramente não sei qual a utilidade de um processador desse. Para games que não é, tendo em vista que o que importa, nesses casos, é a VGA. Para Workstations destinadas a tratamento de imagens ele ainda valeria a pena, porém, também nesses casos as GPU´s estão començando a se impor: o MacStudio Pro (Noticias Tecnologicas: AMD FirePro V8750 ate 20 vezes mais rapida que um Intel Core i7 965 Extreme Edition ), por exemplo, que roda em uma AMD FirePro V8750, faz as tarefas de renderização de 10 a 20 vezes mais rápido que um Intel Core i7 965 Extreme Edition, pois ele foi desenvolvido para rodar em GPU, e não em CPU.
No campo de servidores, sim, aí faz sentido. Mas, quando a Intel colocar o Gulftown de 6 núcleos e 12 threads no mercado, a AMD vai colocar junto o Magny Cours de 12 núcleos físicos, que é algumas vezes mais poderoso que o Gulftown, tanto em performance, quanto em performance/watt e performance/$.
Enfim, não sei qual a utilidade de uma CPU dessas, afinal, como diz a NVDIA, a era da CPU está no fim.
Cara, valew por esse link, e é como vc disse mesmo, mesmo que uma maquina dessas não tenha tanta valia em jogos no campo do 3 e tratamento de imagens vai ficar cada vez mais dificil para alguem como a intel, pois placas de video já estão assumindo o controle. E por isso a visão do CEO da nvidia está certá quando diz que GPGPU é o futuro. Ainda mais quando cada vez mais programas que rodam em cuda, direct2compute ou opencl começarem a sair. Nisso com o tempo quem vai acabar levando vantagem por um bom tempo será a AMD com seus chips com processadores graficos embutidos. A intel podia se safar dessa se o Larrabe já tivesse se tornado realidade.
O que me interessa saber é como se sai em jogos, como vi alguns ali no Review fiquei assim pois nao fez lá muita diferença. Digo review em jogos pois eu nao vou jogar Sandra, Winzip e Photoshop... Entao fico no aguardo.
Postado originalmente por PanzerOps
Eu tava achando que a Intel iria partir para os octa cores, mas ela resolveu dar uma passadinha na casa dos 6 núcleos.
Estamos cada vez mais pertos de rodar Crysis com tudo no máximo e altos fps
Eu já rodo crysis no máximo com AA8x e FPS alto, sendo que o MP lotado de players o FPS ainda se mantem alto
• Dragon Serie: AMD Phenom II 955 3.2Ghz B.E. - (Zalman CNPS9500) - ASUS M4A79T-Deluxe - OCZ 2x2Gb DDR1333 - Sapphire ATi 4890 Vapor-X 1GB GDDR5 - HD Seagate 160GB SATA II - HD Maxtor DMP9 80GB (externo / Akasa Integral case) - Seventeam 700W EAD - LCD Samsung 931bw 19" 2ms HDCP - Case Chieftec BH - CoolerMaster Musketeer - Samsung DVD-R/RW 18x - X-Fi Xtreme Gamer Fatal1ty Pro - SO Windows Seven x64 - Logitech X-230 2.1 - Microsoft LX 3000 - Microsoft Wired KB 500 - Mouse A4Tech X7 - Logitech Rumblepad 2