No mais achei muito interessante a entrevista, parebéns Adrena.
O final ficou meio constrangedor para mim...Aquele papo de falar florianópolis..heheh... Dar a localização...Sei que não tem nada a ver, tem de falar mesmo..
Entrevistador tem de ser meio "latinha" mesmo...heheh
Pq o imposto se refere à processadores integrados em placas, ou seja, teoricamente um processador sem ser numa placa não recebe imposto.
A Intel ficaria em vantagem pois o futuro Larabee seria CPU e GPU num único die sem placa, não sendo taxado e com vantagem frente à nVidia e ATi. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi...!
engana-se nil_bad, R800 não possui memórias ECC, GT300 é o primeiro chip gráfico a trazer essa tecnologia.
Não exatamento ECC, mas o EDC que faz o mesmo trabalho, leia um trecho do review do techpower.
Overclocking the memory on these cards is quite different from any other card so far. Normally you'd expect rendering errors or crashes, but not with these cards. Thanks to the new error correction algorithm in the memory controller, every memory error is just retransmitted until everything is fine. So once you exceed the "stable" clock frequency, memory errors will appear more often, get retransmitted, but the rendered output will still look perfectly fine. The only difference is that performance drops, the further you increase the clocks, the lower the performance gets. As a result a normal "artifact scanning" approach to memory overclocking on the HD 5800 Series will not work. You have to manually increase the clocks and observe the framerate until you find the point where performance drops.
Intel Core i5 @ 4.2 Ghz - Ice Age Prima Boss 2 I Biostar Tpower i55 I 2x2GB - G.Skill ECO DDR3 1600 Mhz CAS 7-8-7-22 I Samsung 500GB I Sapphire HD5870 1GB I Satellite 600w 8600Eps I LG W2252TQ
so achei que tu poderia ter cutucado mais ele com a seguinte pergunta :
" Jen Hsun, voce acha que a tecnologia phsyx tem futuro sendo exclusiva da nvidia , observando que pelo visto a nvidia esta manipulando o mercado de games para que essa tecnologia seja usada na marra e prejudique de qualquer jeito as pessoas que possuem uma placa da concorrencia ?
afinal as ações da nivida para evitar que alguem mesmo usando uma placa nvidia junto com ATI desfrute do phsyx foram descaradamente protencionistas . e pela historia nenhuma tecnologia vingou desse modo .
ECS A785GM-M Black|AMD Phenom II x4 955 Black l XFX Geforce GTX 260 Black l Seventeam 850w V-force | Kingston 2x 2 GB DDR3 1333 Mhz WDC 250GB SataII l Samsung 160 GB Sata II |Cooler Master HAF 932 |Samsung 32" LED TV 6000 | Logitech G5
Aí é que tá, Fulgencio. Se a Intel realmente botou o dedinho nessa história de imposto brasileiro então nos vemos obrigados a acreditar numa teoria da conspiração quase tão grande quanto a do 11 de Setembro de 2001 ter sido um trabalho interno...
Isso foi o que insinuou o CEO da nVidia, já que ele está bem acostumado com as táticas anti-competitivas da Intel.
O fato é que os IGP ficaram de fora, e, nisso, quem mais se beneficiou foi a Intel mesmo.
A Intel gasta muito dinheiro com lobby a políticos. Ano passado, por exemplo, foi quase US$ 1 bilhão de dólares, segundo a Forbes.
Mas, nesse caso específico, também não acho que a Intel tenha a ver com esse aumento de imposto. Mesmo porque não houve "aumento de imposto". O que ocorreu foi uma mudança de enquadramento das GPU discretas na lista de equipamentos da Receita Federal. Antes, a GPU se enquadrava em uma classificação que não pagava nada de imposto, agora, migrou para outra classificação que paga PIS, COFINS, Imposto de Importação, que, somando tudo, dá +/- os 50%.
E a Receita Federal não mudou isso porque um dia acordou brava. O que aconteceu é que existia uma divergência entre o entendimento da Superintendencia da Bahia da Receita e o entendimento da Superintendência de São Paulo da Receita. A Bahia já aplicava os 50%, e São Paulo, não.
Então as empresas de São Paulo apelaram para a Coordenação Geral de Aduana, em Brasília, para saber qual estava correta. E a COANA disse que a correta era a da Bahia. Sendo assim, a reclassificação passa a valer para todo o País.
Postado originalmente por Mchawk
Em relação ao estado atual da nVidia, o que eu realmente me preocupo é que a perda de mercado é apenas o primeiro passo pra algo bem ruim (pra não falar outra coisa). O "apogeu" da nVidia em relação à GPUs para jogos já acabou. Não que ela ainda não teja numa posição beeem confortável no mercado. Mas é fato que ela não tá tão sossegada quanto antigamente. Se ela continuar tomando decisões como desativar o PhysX nas próprias placas quando o sistema detectar uma Radeon então a tendência é só piorar a situação. É nesse momento que ela realmente tem que calcular muito bem as suas ações. É aqui que a crise vai se tornar uma marolinha ou um buraco negro.
Outra, se ela já tem um processo contra a Intel, então, ao meu ver, a ATi ainda não colocou um em cima da nVidia porque:
1- Ela tá pouco se lixando pras ações da nVidia. Temos as HD5 aí e muito provavelmente as GT300 só sairão em 2010;
2- Ela é pamonha mesmo;
3- Ela não pode mover um processo pois a nVidia não "estaria" fazendo nada ilegal.
Se alguém souber de mais algum motivo plausível, por favor, conpartilhe...
P.S. Querem saber? Eu gosto da Intel... ia comprar um Q9550 mas vi um i5 750 por um preço menor e com performance de QX9770. Só pego ele ainda por causa do preço das mobos. Mesmo se essa história do chipset a 40 doletas for verdade, as placas mãe P55 ainda tem uma margem considerável para redução de preço. Eu acredito que elas tejam tão caras por ser lançamento.
A nVidia não tem só GPU. Esse Tegra parece muito bom. E, em termos de cGPU, a nVidia com o CUDA está anos-luz à frente da ATI. E é exatamente o cGPU (ou GPGPU) que vai expandir cada vez mais.
Eu não me preocupo com a nVidia pois é uma empresa muito competente. Lembra que a AMD tb peitou a Intel com o Athlon, e depois teve como resposta o Core 2, certo? O resto da história todos sabemos o que aconteceu.
Quem me diz que a nVidia não pode estar preparando o seu "Core 2" para o mercado de GPU? E mesmo que não vier com um Core 2, nVidia é fortíssima e riquíssima. E as ações dela estão subindo bastante. A empresa é muito boa.
Nil,EDC está longe de ser o "mesmo trabalho". ECC usado no Fermi é FULL ERROR support, que é muito além do CRC-based error correction que é usado no RV870, cujo o objetivo em termos breves é minimizar parte dos erros e assim possibilitar o alto uso de clocks nas memórias GDDR5, sem comprometer performance gerando erros (artefatos).
Mas não posso negar que tal feature no RV870 é algo "novo" e de fato muito bom em vários aspectos (principalmente pra OC), como vc citou numa parte do artigo e como podemos ler em outras reviews do RV870.
Mchawk, pra mim é um fato claro se a ATI em todos esses anos não disse nada publicamente a respeito do TWIMTBP é pq ela simplesmente sabe que nada é feito de errado e que simplesmente e que ela não tem um programa a altura.
E pra quem não sabia, os devs usam ferramentas de otimizações (PerfHUD por exemplo), da NVIDIA que INCLUSIVE tem suporte pro hardware da ATI. Sendo que o mais peculiar é que diversos devs falam que essas ferramentas são melhores que as próprias fornecidas pela ATI. E mais, a NVIDIA tb forneceu documentos na GDC para maximar o desenvolvimento no DX10, a qual a ATI faz parte, entre outras coisas.
Isso são coisas que muitos aqui não sabem, que ao invês de se informar melhor ou perguntar, preferem só fazer ataques e mais ataques.
@ Topic - Fulgencio, me impressiona DE FATO o seu bom senso e seus posts que venho lendo. Sem duvidas enriquece uma comunidade com essa postura.
E não posso negar que o que me fez ficar supreso com sua postura foi ler seus posts e ver o "AMD/ATI 4 ever" em baixo do seu nick.
O que de fato prova, que mesmo alguns de nois tendo preferências por marcas X ou Y, sempre podemos argumentar com bom senso e ser parcial em nossas opiniões
[]'s
Última edição por SHAFT : 11/10/2009 a 22:56
Intel Core i7 920 D0 @ 4200mhz WaterCooler - ASUS P6T Deluxe V2 - 6Gb Patriot.1600mhz C7 - Sapphire ATI Radeon HD5970
ASUS Xonar D2X - 2x Seagate 500Gb 7200.12 / Raid 0- 2x HD Samsung 1Tb - LCD LG 23" W2353v - SevenTeam 850W V-Force ZAF -Zalman GS1000 - Microsoft Mouse & keyboard Sidewinder
Só acho que ela poderia ser mais "objetiva" ... hoje ao se falar de nVidia, se fala de muita coisa !
Physx,GT300 estão entre as mais polêmicas e isso nem ao menos foi comentado !
Eu gostaria de saber o "futuro do physx" ... não sei se vai além do que é hoje, ou se morrerá na praia ...
É uma curiosidade minha !
De todo o resto, ele foi bem imparcial na entrevista ... exceto quanto referente à intel ... a mágoa pelo visto é grande, o que dificulta qualquer união ou acordos futuros entre ambas ...
Teremos tecnologias concorrentes de ambas ... bom por um lado, ruim por outro !
Enfim, boa entrevista, pena não ter sido profunda em aspectos de meu interesse !
Abraços !
CM HAF 932: Mobo: GA EP45 UD3P | CPU: Q9650 + CM V8 | Memos: 4x1GB Kingston HX 1066 | VGA: XFX GTX275XXX | HD's: 2x160GB Samsung RAID 0 + 500GB WD Caviar Green | PSU: CM Real Power 700W CM 690: Mobo: GA EP45 UD3L | CPU: Q9300 + AC Freezer 7 Pro | Memos: 2x1GB Kingston 667 | VGA: Loading ... | HD's: 250GB Samsung | PSU: Zalman 460W
Nil,EDC está longe de ser o "mesmo trabalho". ECC usado no Fermi é FULL ERROR support, que é muito além do CRC-based error correction que é usado no RV870, cujo o objetivo em termos breves é minimizar parte dos erros e assim possibilitar o alto uso de clocks nas memórias GDDR5, sem comprometer performance gerando erros (artefatos).
Mas não posso negar que tal feature no RV870 é algo "novo" e de fato muito bom em vários aspectos (principalmente pra OC), como vc citou numa parte do artigo e como podemos ler em outras reviews do RV870.
Pois é SHAFT, mas não deixa de ser o mesmo trabalho, apesar de não ter a mesma eficiência.
Intel Core i5 @ 4.2 Ghz - Ice Age Prima Boss 2 I Biostar Tpower i55 I 2x2GB - G.Skill ECO DDR3 1600 Mhz CAS 7-8-7-22 I Samsung 500GB I Sapphire HD5870 1GB I Satellite 600w 8600Eps I LG W2252TQ
Pois é SHAFT, mas não deixa de ser o mesmo trabalho, apesar de não ter a mesma eficiência.
Pior que nao é nill, sabe aquele palavreado popular " igual , mas é diferente" esse cai certinho sobre essas memorias, a ATI usa memorias EDC para corrigir possiveis erros que possam haver no carregamento ou esvaziamento da pilha ( memoria), nao nescessariamente quer dizer que ela checa todos os dados,
Ja em teoria ( teoria pq nao temos o gf100 somente o PDF), o uso das memorias ECC no GF 100 checam todos os dados corrigem ou eliminam qualquer instrução danificada e acredito eu quue somente serao usadas para as aplicações no tesla ( cpgpu), duvido muito que isso venha para os gamers , ate porque o custo disso seria repassado para nós, e em teoria poucas aplicações irao se beneficiar dessa tecnologia, pelo PDF seria somente aplicações em Physx e aplicações baseadas em CUDA , no caso no GF100 o tesselation em teoria iria ser benifiado.
Falo em teoria pq acredito que ate janeiro( Dezembro sendo bem otimista) ficaremos em rumores e mais rumores.
Pois é amigos, acho que vcs não estão me entendendo, sei que o ECC é mais aprimorado e corrige todos os erros, pra ficar mais facil o EDC é parecido mesmo que não tenha eficiência 100% mas é uma ótima iniciativa principalmente pra quem curte overclock.
Última edição por nil_bad : 13/10/2009 a 14:07
Pelo que eu entendi, a nVidia irá trazer para nós gamers, mais tecnologias do tipo Physx e CUDA para implemento nos jogos. Ou seja, vamos ter que comprar um placa da nVidia mesmo para jogarmos os jogos patrocinados. Se isso acontecer, realmente a idéia de uso do Hydra é muito boa se funcionar na prática. Pois teriamos a oportunidade de comprarmos ambas as fabricantes e jogarmos de tudo com TUDO de bom e de melhor. OBS: AI MEU BOLSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!