Finalmente consegui tempo, dinheiro e vontade para fazer um SLI e ver se ele vale a pena ou não. Antecipadamente peço desculpas, pois provavelmente este review não ficará tão impessoal quanto eu deveria fazer. Mas talvez explicar minha situação e meu raciocínio empregado, ajude a justificar minhas escolhas.
Infelizmente, não achei testes de SLI da 8800GS na internet para me ajudar se deveria ou não comprar as VGAs. De qualquer maneira, estava na expectativa de que uma 8800GS fosse melhor que minha 7950GT, e que o SLI das 8800GS me dessem pelo menos 45 % de ganho de desempenho em relação a uma única 8800GS.
Os testes deverão analisar de maneira simples o uso do SLI. Mas devemos nos lembrar que existem alguns fatores que ainda poderão atrapalhar a analise. Um deles é meu chipset que é antigo e quando liga-se duas VGAs o PCI-express passa a trabalhar em 8x, ao invés de 16x.
Outro fator que reparei, é que o ideal para se aproveitar legal o SLI, é usar jogos recentes, e configuração de filtros avançadas. Pois sem os filtros, a diferença de desempenho fica pequena. Inclusive pretendo fazer teste depois especificamente com os jogos recentes, como é de praxe em testes de desempenho.
Porque comprei duas VGAs
Esta introdução ao meu sistema e minha situação é dispensável a este review. Porém, recomendo a leitura para quem pretende trocar de máquina ou VGA, pois talvez lhe seja útil.
Antes de minhas novas VGA’s meu sistema era o seguinte:
> Placa Mãe: Asus M2N-E SLI
> Processador: AMD Atlhon X2 5200+
> Memória: 4x 1 GB Kingston 800 MHZ
> VGA: XFX 7950GT 512MB (dissipador passivo)
> Fonte: Cooler Master 650 W Real
> HD: Samsung 400 GB Sata 2 (Buffer: 16MB)
> Placa de Som: Creative Audigy SE.
No papel esta config não é ruim. Mas em alguns momentos ela deixava a desejar, inclusive no jogo que mais jogo (Team Fortress 2). Eu achava, e ainda acho, que o meu maior problema no Team fortress 2 não trata-se da VGA e sim de processador.
Por isso comecei a estudar a troca da plataforma AMD para uma Intel, de maneira decente. Pra mim, decente seria pegar uma BOA placa mãe e um processador que faça menos de 20 segundos no SuperPI. Como esta opção custaria praticamente um Nintendo Wii, acabei descartando.
Outra opção que sempre tive e era a mais simples e barata, seria comprar uma segunda 7950GT. Infelizmente não achei de jeito nenhum o mesmo modelo para vender. Alias, tava difícil de achar qualquer 7950GT.
Foi nessa altura que o upgrade de VGA se tornou plausível. Falei com um amigo que teve uma 7950GT e ele me disse ter sentindo muita diferença quando fez a troca para uma 8800GT.
Ainda incrédulo, peguei emprestada com meu primo sua 8800GT(EVGA). Como eu tinha apenas uma hora para testes, rodei o 3dmark 2006 nas coxas mesmo e vi uma pontuação aproximada de 9500, contra os aproximados 6500 da minha VGA.
Também aproveitei e joguei 20 minutos. Achei o suficiente para decidir trocar minha VGA.
Meu dilema passou a ser então, qual VGA comprar.
Custo x Benefício
A 9600GT provavelmente é um dos melhores Custos x Benefício de hoje. Porém, já não estava achando pra comprar. E quando achava, era por preços que não vale para ela. O mesmo estava acontecendo com a 8800GT.
Foi ai que vi a XFX 8800GS Alpha Dog Edition, com uma boa qualidade e por um preço bem interessante de 350 reais. Pesquisei algum tempo, li alguns beenchs e cheguei até a abrir um tópic aqui no adrenaline pedindo opiniões sobre a placa. Em todos os casos, ela foi bem apontada. Mas não achei um teste de SLI com elas
Por fim, acabei comprando duas de uma vez, e me arriscando pra ver no que ia dar.
A Oficina dos Bits
Na segunda-feira, 15 de dezembro, fiz o pedido da placa na loja. Terça veio o boleto e já paguei. E antes do vendedor me mandar o numero de rastreio (na verdade eles demoraram nesse quesito), eu já estava recebendo placa em casa, quinta-feira (o que importa, é que veio logo). Se eu tivesse optado por outro meio de pagamento, como transferência, teria chegado ainda antes, pois a confirmação de pagamento seria mais rápida.
Primeiras Impressões.
Pela foto no site, eu não botava muita fé no cooler da placa, mas quando tirei da embalagem, gostei muito. Ela é densa e aparentemente, tem base de cobre. Além disso, os capacitores são de qualidade boa, como já é comum em VGAs de alto desempenho.
Ah, inclusive veio junto com cada placa um DVD de instalação do Call of Dutty 4 original. Já instalei um e outro foi e brinde pra um amigo.
Já no primeiro dia não resisti a testar um pouco do SLI. Instalei correndo um driver que baixei, e comecei a jogar Team Fortress 2. Não gostei, até parecia que tinha piorado.
Desencanei por hora, deixando pra mexer com mais calma depois.
O Procedimento de Testes
Infelizmente não consegui fazer o PartImage funcionar para zerar os drivers do Windows a cada troca de placa. Então, como alternativa, utilizei o recurso de Restauração do Windows XP, e a cada troca de placas, restaurava para o ponto anterior a ter os drivers de placas de vídeo instalados.
Para iniciar os testes, eu primeiro zerei minha máquina e instalei o Windows XP. Depois atualizei do SP2 para o SP3. Instalei drivers do chipset, rede e som e fiz o ponto de restauração.
Eu queria rodar o 3dmark 2006 a 1280x1024, que é o que mais se acha na net. Porém meu monitor é wide, e acho que por isso essa opção não era me dada. Também por isso que escolhi rodar com filtros ativos na resolução de 1368 x 768, que é a resolução de meu monitor, e consequentemente, a qual deverei usar para jogar.
Para teste de desempenho, por hora, utilizei apenas o 3dmark 2005 e 2006. Posteriormente, pretendo fazer mais testes em jogos, mas exclusivamente entre a 8800GS com e sem SLI. Além das 8800GS, acrescentei em alguns casos resultados de minha 7950GT e de uma 8600GT Fatality 256MB DDR3 que um amigo trouxe.
Resultados
Aqui, eu já não tinha a 8600. fiz este teste por que a7950 não rodou com os Filtros ativos.
A 7950 não rodou nesta configuração teste. Talvez por versão de driver.
Esse teste fiz ontem, apenas com as 8800GS.
Avaliação dos resultados
Primeiro, gostaria de enaltecer a surpresa que tive com essa 8600GT fatality 256 MB DDR3. Lembro dela até mesmo quando comprei minha 7950GT. A 8600GT sempre foi mais barata, mas eu imaginava que os 256 bits da 7950GT me trariam muitas vantagens em relação aos 128 bits da 8600GT. Aumentou a surpresa também pelo fato da 8600GT ter dissipador passivo e não possuir entrada para alimentação auxiliar, como acontece na 7950GT.
Daí, ficam duas questões para se avaliar:
1 – Se a 9600GT não é mais vantagem que uma 8800GT, uma vez que tem uma tecnologia mais nova.
2 – E se o desempenho de uma 8600GT comum chega perto desta fatality.
Quanto ao SLI, é legal destacar que o ganho de desempenho apresenta-se mais evidente quando se exige mais das placas. Ao utilizar os filtros Anti-Aliasing e Anisiotropic no máximo, o ganho de desempenho foi de 80 % para HDR/SM3.0 e 65 % para o SM2.0 enquanto o SM2.0 pouco variava quando não usei filtros e o HDR/SM3.0 era inferior a 50 %.
Conlusão e considerações finais.
Ficará uma dúvida se o SLI das 8800GS foi vantagem em relação a uma VGA de 700 reais, mas isso eu só saberei quando pegar uma 8800GTS na mão e testar. Porém, fiquei satisfeito com o ganho de desempenho que essa tecnologia oferece.
Infelizmente para mim, o game que mais jogo é o Team Fortress 2 e ele não esta rodando bem nessa VGA com SLI. Quando há uma troca de tiros e tem muita gente perto a jogabilidade fica horrível.
Ainda não estou certo do motivo, talvez uso do processador aumentou por causa do SLI, ou diminuição da memória prejudicou o jogo. Quem sabe os servidores que jogo andam com mais CHOKE, ou estou estranhando meu mouse novo que troquei e agora é wireless. Mas isso depois eu resolvo.
Também ficou minha dúvida referente ao reconhecimento de memória do Windows XP. Passei a ter 2.5 GB e não sei o porquê do SLI me fazer isso. Assim que possível, vou arrumar um beta do Windows 7 e ver como ele reconhece minhas memórias.
Em compensação estou rodando Call of Dutty suas opções no máximo a 1360x768 e dificilmente os FPS baixam de 60. Na primeira fase, de treino, a média de FPS fica em mais de 100.
Colin Mcrae Dirt é outro jogo que rodei com o SLI ativo e me dei bem. Só não estou jogando com as opções ultra pois o jogo da pau antes de começar a corrida. Mas tenho jogado com tudo no high em 1360x768 sem travar. Quem já viu sabe como são pesados esses gráficos.
Não acho que SLI seja a melhor opção na maioria dos casos. Há muitos quesitos para se avaliar, como qual jogo será rodado, qual placa mãe vai ser usada e qual a fonte de energia disponível na máquina. No meu caso especifico, está valendo a pena pois só tive que trocar as VGAs. O resto, fonte de 650 W real e placa mãe com SLI, eu já tinha.
Pra terminar, ficou evidente que o desempenho do SLI se sobressai em casos de uso com filtros avançados. Com calma, se possível, farei mais testes com jogos específicos que possuem a opção de SLI, como o caso do COD4. Espero que tenha sido útil de alguma forma, e obrigado pela paciência.
kra...3D Mark nao presta para testar SLI...qualquer SLI ou CrossFire s sai bem nele..queremos ver nos jogos..Grid,Crysis e etc...e quanto ao SLI em 8x nao se preocupe a diferenca eh MUITO PEQUENA para 16x...
Já tive uma GS mas acabei trocando para um 88GT por causa dos 256Bits e os 512 de RAm.........
Enquanto estava com ela eu a achei uma ótima placa porque na época paguei uns 300,00 (Fevereiro;2008) e ela rodou muito bem diversos jogos abusando de AA em 1440x900.
Mas teste ''à vera'' mesmo só jogando pke esses 3D Marks às vezes enganam..........
Alguém com uma 3850X2 poderia postar os mesmos testes para fazer uma comparação......
Concordo que tenho que testar em jogos. Vou arrumar o crysis depois e ver como costumam testar as vgas nele. mas isso vai fcar pra semana que vem no minimo.
Quanto aos coolers, realmente o barulho é fodegas. E embaixo da segunda VGA, já vem logo minha placa de som. Mas a temperatura em si ta de boa. Média de 50ºC. Mas tenho deixado o gabinete fechado e o barulho fica menor.
Não tereia como testar resoluções mais altas como 1440X900 e 1680x1024, pois creio eh mais comum 19' e 22' e geralmente o pessoal da preferencia para jogar nessas resoluções!
Muito legal sua iniciativa ! Também espero mais testes, mas já vou adiantando para você que seu processador será um pouco fraco para o SLI render bem. Não sei muito bem no seu caso, com a 8800GS, mas eu testei SLI com 8800GT e um X2 6000 e achei muito fraco o resultado.
E7300 | GA-G31M-ES2C | 2GB DDR800 | eVGA 8800GT | ZM460B-APS | Audigy SE | Creative I-Trigue 3300 | LG W2252TQ | CM 333
Exato, a ponte SLI veio com a placa mãe. Mas deve-se achar fácil por ai pra comprar se vc não tiver.
E ai lbassa. Posso fazer o teste sim. Se der certo, faço hoje mesmo um numa das resoluções que vc falou. Mas to de viagem marcada de madrugada e se não conseguir hoje, ai só semana que vem.
André, você acha que a sensação que eu tive de piora na jogabilidade do TF2 é gargalo do processador? Acho fodegas esse lance dos jogos usarem um core só.
Quando uma placa mãe pra intel com SLI mais um intel de 20 S no superpi custar uns 600 conto, ai eu troco tb
Notebook SONY VAIO CR320E-R 14.1/ Core2 Duo T7250 2.0Ghz / 4 GB DDR2 667 / HD 250 GB / VGA Intel X3100 / Windows 7 Home Premium 64bits AMD Athlon II X2 250 @ 3.7GHZ + Cooler Master V8 / ASUS M3A78-EM /4GB DDR2 Corsair XMS2 /Sapphire ATI Radeon HD5770 @1000/5300 / HD Seagate 7200.12 500GB SataII/ Powered by Corsair VX550W / AOC 19'' 917SW / Creative Inspire A200 / Xbox 360 Controller for Windows / Windows 7 Home Premium 64Bits / And Nokia N95 "The King" Vamos Vamos Meu Timão, Não Para de Lutar!! Vai Corinthians !!
era so duvida mesmo, minha placa mae nem suporte a sli tem (a780gm-a) faz um teste no crysis ai, aqui roda a 15~30fps no high em 1280x1024 sem nenhum filtro na 9600gso que e a mesma coisa que a 8800gs agora que peguei monitor 22 nao tive nem coragem de testar o crysis
André, você acha que a sensação que eu tive de piora na jogabilidade do TF2 é gargalo do processador? Acho fodegas esse lance dos jogos usarem um core só.
Estou "sem processador" no momento (Celeron 420 não vale). Quando eu pegar um processador legal vou fazer uns testes e comparar com o X2 6000 que eu tinha antes. Aí posto os resultados para ver se melhorar algo.
Um coisa que percebi é os jogos ficavam mais fluídos com o E8400 e uma 8800GT do que com X2 6000 + SLI
E7300 | GA-G31M-ES2C | 2GB DDR800 | eVGA 8800GT | ZM460B-APS | Audigy SE | Creative I-Trigue 3300 | LG W2252TQ | CM 333
Otima iniciativa agora so falta testes em jogos!!!
Intel Core i5 @ 4.2 Ghz - Ice Age Prima Boss 2 I Biostar Tpower i55 I 2x2GB - G.Skill ECO DDR3 1600 Mhz CAS 7-8-7-22 I Samsung 500GB I Sapphire HD5870 1GB I Satellite 600w 8600Eps I LG W2252TQ
Em toda a net o que se fala sobre sli de 8800gs é que não vale a pena pela pouca memoria, ficaria como se fosse um carro rapido com pouca estrada, mas mande testes ai pra gente ver se isso é verdade ou não, espero que não, pois dai seria um otimo cxb.
Parabens pelo review.
Pentium d945/Ga8vt880p/Gf 6200/2x512mb ddr400/hd160gb/HD500GB/Audigy x-fi extreme E UM SOM DA PORRA referencias:rauwers/anthrax/hellspawn/junior sala/goomes/danieL,Blammo,Download,ghgrala,YgOr,Luis Eduardo,Febo,ddh,badsnake,zatarra,Yokota,almir tavares,Fab-Wan,otaviomarcondes,natanaelcd,ddh,WmDn, etc, alem d+d 50 no ml
Parabéns pelo review amigo.
tenho algumas coisas para falar... no meu PC antigo (vide assinatura pc2) eu estava usando ela com uma 8600GT fatal1ty... no TF2 eu jogava com tudo no máximo mesmo... o fps era satisfatório em 1280x1024, porém na "suruba" caia pra 30/20 fps.
depois troquei a 8600GT fatal1ty por uma 8800GT xxx, isso com o processador X2 ainda.
o FPS foi quase o mesmo... eu broxei na hora qd vi que tinha pago 500 reais na época para o mesmo desempenho, dai desencanei da VGA e botei o Quad da intel, uma nova configuração resumindo.... aí o bicho pegou, fiz um OC no processador e o resultado foi surpreendente, nessa engine source realmente, e infelizmente é o processador que fala mais alto... jogo numa taxa de frames entre 80 e 140 com tudo no máximo + filtros em 1280x1024... agora comprei uma gtx280 que não estou usando ainda... estou usando a 8800gt por ora.
Agora é legal vc levar em conta que esse jogo não é 100% otimizado pra SLI... isso que é o grande problema, portanto se eu tivesse na sua situação, talvez valesse mais a pena ter pêgo uma 9600GT, por exemplo, já que tu só joga TF2 entende, talvez o resultado fosse melhor.
Como vocês pediram e eu tinha prometido, fiz mais testes nessa VGA. Além disso, usei o Call of Duty e Colin Mcrae Dirt para realizar testes.
Esses novos testes me deixaram muito satisfeito. 1- porque os resultados foram muito bons e; 2 – porque o TF está rodando muito bem.
No caso do TF2, foi assim: como tive que usar meu outro monitor de 19 pol para poder fazer testes nas resoluções que não estava conseguindo, aproveitei pra testar o TF2. A princípio a imagem continuava ruim, em 1024x768. E então estranhamente, tive uma sensação de melhora ao passar para 1920x1440. Isso mesmo, os fps se mantiveram entre 40~60 e a imagem ficou mais estável.
Ontem, joguei mais de 2 horas com todos os filtros no máximo e detalhes no High, a 1600x1200 em server de 28 slots e foi de boa. Claro que de vez enquando algum gargalo na hora que o bixo tava pegando. Mas isso até por causa da internet mesmo.
O único pesar disso é que estarei usando esse monitor de 19 agora.
Voltando aos testes. Executei varias vezes o 3dmark06 em diferentes resoluções. Quanto mais filtros ativos, maior era a diferença de resultados entre usando e não usando o SLI. Os resultados me animaram bastante. Nos Jogos, o mesmo aconteceu. Quanto mais se exigia, mais o SLI se destacava. Aparentemente, poderei rodar vários jogos aqui com resoluções avançadas.
Primeiro, segue mais alguns comparativos do 3dmark2006:
Bom né?
Para testar o desempenho nos jogos, utilizei um programa chamado Fraps. Não o conhecia, então mexi um pouquinho e passei a utilizá-lo para gerar logs durante 2 minutos a cada teste. Daí, utilizei o FPS medido a cada segundo, para gerar um gráfico de linhas e o seus valores de log: min, max e avg; para descrever respectivamente os valores mínimos, máximos e a média de FPS.
Comecei pelo Call of Duty 4 – Modern Warfare, que é o jogo que veio junto com a placa. Primeiro joguei a abertura, onde há o treinamento do soldado. Acontece que os gráficos são muitos simples nesta etapa e os fps ficavam muito altos. Preferi não usar nos testes. Abaixo segue uma foto de nerd enferrujado:
Passei então para missão seguinte, que é no navio. Assim que iniciou a missão, acionei o fraps e joguei até ele terminar de medir o desempenho. Seguem prints do jogo:
Resolução usada:
Sweet Dreams (SLI)
Ajuda do Helicóptero. (SLI)
Gráfico FPS x Tempo(S)
Depois fiz os testes no jogo Colin Mcrae, em 2 resoluções: 1600x1200 e 1280x1024. Mantive o tempo de 2 minutos para o Fraps e então corri a primeira pista em modo carreira.
Segue algumas prints:
Resoluções:
SLI 8800GS - Dirt 1280 x 1024
Gráficos de desempenho:
Achei muito nítido o ganho de desempenho em resoluções maiores. Vejam o último gráfico, feitos com dados que tirei do log do Fraps:
O Call of Duty foi absurdo em ganho de desempenho. Ele possui a opção de ativar SLI e isto deve ser um importante contribuinte para o resultado. Mesmo assim, o ganho no Dirt foi considerável, ainda mais quando forçado a 1600x1200. Fica mais uma vez claro que quanto maior a pancada, melhor o SLI se sai em relação a uma placa só.
Como já disse varias vezes acima, estou feliz com os resultados. Até melhor do que eu esperava. Próximo passo será experimentar jogos com DirectX 10 instalado. Mas por hora, chega de testes.
Valeu pelas críticas galera. Espero que esteja legal esse review.
Instala ai o Windows Vista 64 bits que seu problema com o rendimento tá resolvido...
Sua memória "caiu" pra 2,5gb porque o XP de 32 bits precisou mapear a memória das duas placas... e como sistemas de 32 bits conseguem mapear somente uma totalidade de 4gb de memória (isso inclui a RAM, Buffers em geral e também a VRAM, que é a memória da placa de vídeo)... pra facilitar:
32 bits = 2³² bytes de memória mapeável => faça divisões sucessivas por 1024
Em sistemas de 64 bits, basta trocar o expoente da potência por 64 no lugar de 32.
Dai com os 4096mb de endereçamento o Sistema Operacional faz o seguinte: pega sua RAM de 4096mb e subtrai as VRAMs das placas de video... ai jah vai 768mb contando as duas... dai sobram 3328mb pro Windows brincar... dai vai subtraindo buffer de HD, unidades ópticas, placas de rede, de som e td q for hardware que tiver um tikin de memória a ser mapeada... ai no seu caso "sobraram" esses 2,5gb de RAM para serem efetivamente usados. Isso acontece com todos os sistemas operacionais de 32 bits destinados a usuários finais (sistemas de servidores trabalham diferente com a memória)
Assim sendo, no seu caso o ideal mesmo é usar um sistema de 64 bits. A minha recomendação perante o seu hardware é o Windows Vista de 64 bits.
(E8400 @ 4.05GHz, Maximus@Rampage Formula, 4x2gb Corsair @ 900MHz, HD4870) @ Corsair TX750
Razer Lachesis + Razer exactMat Oversize + Xbox360 gamepad = Movimento da Exclusão Digital - Devolvam a Internet aos Nerds, bando de noobs!!!