eu raramente deixo plugado... não gosto do som de qnt o pc liga... se não der boot por alguma rasão só vou plugar o speaker se não conseguir ligar depois de testar as memos...
ASUS M3A78 / Phenom II x4 940 BE (@3,5ghz 15,5x226) /Noctua NH-U12P/ 2x2gb G.Skill (800@904mhz) / hd 250gb Seagate / XFX GTX 260 BE / Corsair HX520W / AOC 17" 717FWY
eu raramente deixo plugado... não gosto do som de qnt o pc liga... se não der boot por alguma rasão só vou plugar o speaker se não conseguir ligar depois de testar as memos...
Tem gente que não curte mesmo... mas se for tão irritante assim, no final, com as peças já certinhas no gabinete, o cara pode decidir se mantém ou não.
Eu, particularmente, prefiro manter: bom pra mim, bom para o meu cliente que mora la na casa do "kct" - uma mão na roda pra quem não monta ou mexe só com o PC pessoal ou de familiares... mas mexe com mmmuuuiiiiitttttoos...
Abçs
Postado originalmente por André_F
Massa o tópico Ajuda bastante quem tá iniciando.
Dei uma passada de olho por cima, e acho que ta faltando umas dicas gerais de montagem:
.
.
.
- Indicação da pinagem: os cabos sempre vem indicado onde fica o pino 1, tanto do cabo quanto do conector. No cabo é indicado por um fio de cor diferente do resto. Na placa tem uma marcação, ou tá escrito "1" no cantinho do conector, ou tem um retangulo desenhado em volta dele com um dos cantos em "negrito". O que tiver diferente é o pino 1. Sempre conectar o pino 1 do cabo no pino 1 do conector.
Suas dicas são muito boas e bastante detalhadas. Vlw mesmo pela contribuição.
Então deixo ao seu critério o que vc quer que eu faça com as infos que vc passou: quer que eu quote e deixo logo após o "término da montagem"? Ou prefere que eu tente ir adicionando ao texto já escrito? Ou... Bem.. Diz ai.
Então deixo ao seu critério o que vc quer que eu faça com as infos que vc passou: quer que eu quote e deixo logo após o "término da montagem"? Ou prefere que eu tente ir adicionando ao texto já escrito? Ou... Bem.. Diz ai. Abçs
Amigo eu provavelmente não sô a pessoa mais indicada pra falar isso pois não tenho intimidade o suficiente para saber os termos técnicos. Mais luva de látex não protege os equipamentos da eletricidade estática pois ela tambem se acumula nesse material você só vai estar protegendo a suas mãos de um choque é as placas da oleosidade da sua pela nada mais. Para se precaver contra a energia estática é melhor usar uma pulseira anti estática ou luvas anti estáticas.
Em caso de duvida cria um topico lá na aba energia que os amigos com mais embasamento te explicarão melhor
No caso, protege sim. Pois o corpo conduz eletricidade e as luvas de látex servem como isolante. Se a pessoa tocar diretamente nos capacitores, chips partes metálicas etc da placa, há uma chance de ocorrer uma corrente entre os 2 corpos, o que poderia acarretar num dano físico à placa. (Isso segundo o meu professor no SENAC RS)
OFF: Querem fazer um experimento legal? Sabem aqueles elevadores que têm botões do tipo "encoste e ativa", sem nenhuma parte móvel? Esse botão é acionado pela eletricidade que o corpo produz. Da próxima vez que tu entrar num elevador assim, faça o seguinte: Tire a chave do bolso e encoste ela no botão como se fosse abrir uma fechadura. Se a chave é toda de metal, o botão é acionado; Se a chave têm uma proteção de plástico ou madeira, enfim, um material que não conduza eletricidade, o botão não vai ser acionado. E fica melhor se acontecer o segundo caso, pois assim, com a outra mão, tu encosta a ponta do dedo na parte metálica da chave e assim o botão é acionado!
WIN!
- Na hora de encaixar, tenha certeza que ta tudo bem encaixadinho. Olhe de lado pra ver se um lado do conector nao ta mais pra dentro que o outro. Na hora de apertar os cabos (principalmente ide e fonte) com a placa mãe parafusada no gabinete use as duas mãos: os dedos indicadores fazem o apoio embaixo da placa mãe e os polegares pressionam o conector. Assim não enverga a placa mae.
Só tomem cuidado pra não encostar o dedo nú nas soldas metálicas atrás da placa mãe!
- Cabos de força "molex": sempre foram dificeis de tirar, principalmente nas fontes antigas que nao tem as "biribinhas" pra apertar e desencaixar. Segure o conector pelas laterais com o polegar e o indicador, e com os outros 3 dedos envolva o cabo contra a palma da mão. Assim voce tem 2 pontos de tração, facilitando a remoção do cabo.
Faiz isso nnn amiguinho!
Nunca se retira um conector pelo fio nem apoiado pelo fio! Nesse caso, se o "molex" tiver muito preso no encaixe, o correto é pegar o plugue e ir forçando pra direita, depois pra esquerda e assim vai, direita esquerda direita esquerda. Não tem "molex" teimoso que resista a isso!
Mas mandou bem nas outras dicas, André!!!
The Great Eagle of Mercy http://s574.photobucket.com/albums/s...alizar0002.jpg Powered by ASUS (P7P55D LE) Intel (Core i5 750 @ 3.2 GHz -16x200- 1.1V) Patriot (Signature 2x2 GB DDR³ 1600 @ 1600 MHz 1.5V) Samsung (HD120IJ, SyncMaster 510n) SAPPHIRE (ATi Radeon HD4850 Single Slot -BBA) Seagate (ST3500320AS) 7Team (ST-550P-AG)_ Coincidências? o0
No caso, protege sim. Pois o corpo conduz eletricidade e as luvas de látex servem como isolante. Se a pessoa tocar diretamente nos capacitores, chips partes metálicas etc da placa, há uma chance de ocorrer uma corrente entre os 2 corpos, o que poderia acarretar num dano físico à placa. (Isso segundo o meu professor no SENAC RS)
OFF: Querem fazer um experimento legal? Sabem aqueles elevadores que têm botões do tipo "encoste e ativa", sem nenhuma parte móvel? Esse botão é acionado pela eletricidade que o corpo produz. Da próxima vez que tu entrar num elevador assim, faça o seguinte: Tire a chave do bolso e encoste ela no botão como se fosse abrir uma fechadura. Se a chave é toda de metal, o botão é acionado; Se a chave têm uma proteção de plástico ou madeira, enfim, um material que não conduza eletricidade, o botão não vai ser acionado. E fica melhor se acontecer o segundo caso, pois assim, com a outra mão, tu encosta a ponta do dedo na parte metálica da chave e assim o botão é acionado!
WIN!
Só tomem cuidado pra não encostar o dedo nú nas soldas metálicas atrás da placa mãe!
Faiz isso nnn amiguinho!
Nunca se retira um conector pelo fio nem apoiado pelo fio! Nesse caso, se o "molex" tiver muito preso no encaixe, o correto é pegar o plugue e ir forçando pra direita, depois pra esquerda e assim vai, direita esquerda direita esquerda. Não tem "molex" teimoso que resista a isso!
OFF: Querem fazer um experimento legal? Sabem aqueles elevadores que têm botões do tipo "encoste e ativa", sem nenhuma partemóvel? Esse botão é acionado pela eletricidade que o corpo produz. Da próxima vez que tu entrar num elevador assim, faça o seguinte: Tire a chave do bolso e encoste ela no botão como se fosse abrir uma fechadura. Se a chave é toda de metal, o botão é acionado; Se a chave têm uma proteção de plástico ou madeira, enfim, um material que não conduza eletricidade, o botão não vai ser acionado. E fica melhor se acontecer o segundo caso, pois assim, com a outra mão, tu encosta a ponta do dedo na parte metálica da chave e assim o botão é acionado!
WIN!
Muitas pessoas, inclusive técnicos, não sabem como realmente funciona a energia estática. Por isso, elaborei 6 Perguntas e Respostas sobre o funcionamento da Energia Estática. Assim, você estará parcialmente por dentro do assunto, pois são apenas informações para desmentir algumas “lendas”.
1. Basta colocar a mão atrás no gabinete pra descarregar a energia estática?
Não. O simples ato de tocar atrás do gabinete não vai descarregar a energia estática. Para que isso aconteça, o gabinente precisa está ligado à tomada e a tomada deve está aterrada. Além disso, você deve tocar na parte que não esteja com nenhum tipo de tinta, pois estas tintas que cobrem o latão (zinco) de que o gabinete é feito, tem como função o isolamento elétrico.
2. Usando uma pulseira anti-estática estarei protegido?
Não. A pulseira não apresenta nenhuma proteção. A “garra-jacaré” que existe na pulseira deve está presa a algo aterrado, como o gabinete ou o próprio fio de aterramento, caso contrário, a pulseira não servirá de nada.
3. As luvas protegem contra energia estática?
As luvas comuns, de borracha ou tecido não têm propriedades para dissipar energia estática. Além do mais a energia estática não precisa de um material condutor para surgir, basta haver atrito entre os materiais. Vale lembrar que existem luvas anti-estáticas que são feitas especialmente para dissipar a energia acumulada.
4. Como a estática pode queimar um chip?
A carga estática acumulada no nosso corpo pode ser de milhares de volts, por exemplo,40.000 Volts! Imagina 40 mil volts num chip que funciona a 3 volts… Seria um estrago…
5. Porque com 40 mil volts no meu corpo não levo um tremendo choque ?
O que faz você sentir o choque não é a tensão, mas sim a corrente elétrica, que na energia estática é muito pequena, você nem sente.
6. Componentes guardados em gavetas, pedaços de jornal, sacola estão imunes à estática ?
Não, esse é um grande erro de técnicos. Materiais como papel, plástico, roupas, são potenciais geradores de cargas eletrostáticas. Componentes devem ser guardados nas embalagens originais, em sacos anti-estáticos. Existem lojas online que vendem embalagens anti-estáticas,
Fontes:
Fórum do Guia do Hardware
PC Ajuda
I/O Tecnologia
WIN!
Última edição por Thiagogrande : 06/10/2009 a 10:07
Muitas pessoas, inclusive técnicos, não sabem como realmente funciona a energia estática. Por isso, elaborei 6 Perguntas e Respostas sobre o funcionamento da Energia Estática. Assim, você estará parcialmente por dentro do assunto, pois são apenas informações para desmentir algumas “lendas”.
.
.
.
WIN!
Vlw xará... Muito bom.
Postado originalmente por deolokao
Muito bom o topico .... eu sei monta mas dakele jeito neh ... vai indo .... vou ver c eu to faznedo alguma coisa errada agora hehe
Vlw. Muito bom saber que o tópico tá sendo de grande valia pra galera.
Coloca como ligar as usb da frente do gabinete,gostaria mto de ajudar no topico,mais n tenho camera digital nem celular.
Oba!
Tuto rápido - USB frontal:
No gabinete, se os fios forem separados, vai notar em cada um deles algo do tipo V / - / + / G, basicamente é isso que vc vê num gabinete comum - na maioria, pra dizer a verdade. Repare que são 4 fios
1° pode ser V ou Vcc
2° pode ser - ou qualquer outra coisa indicando negativo
3° pode ser + ou qualquer outra coisa indicando positivo
4° pode ser G ou Ground ou GND
Na placa mãe vc deve achar os pinos responsáveis pela ligação da USB frontal do gabinete à placa mãe, geralmente são 2 "linhas": uma de 4 pinos e logo "abaixo" outra linha de 5 pinos... Evidentemente, a "ordem" pode mudar, estando a de 5 em cima e a de 4 embaixo...
Importante observar nesses pinos qual é o 1, pq é a partir dele que vc ligará os cabos, ou seja:
pino 1 = V
pino 2 = -
pino 3 = +
pino 4 = G
Idem na "linha" seguinte. Ao final, dos 9 pinos, 8 estarão ocupados e sobrará um, "solitário".
OK?
PS: Cuidado, se possível veja o manual pra ter certeza absoluta que realizou todas as ligações de forma correta. Pq, se feito errado, vc pode queimar sua pen drive ou outros dispositivos mais sensiveis, incluindo dano permanente à USB da placa mãe.
Instalação de processador e cooler BOX - Padrão AM2
Instalação de processador e cooler - padrão AM2
- Instalação e fixação -
Dando continuidade ao tutorial, vou explicar como instalar corretamente processador e cooler BOX padrão AM2.
A explicação postada aqui também se aplica ao padrão soquete 754/939/AM2/AM2+. Quaisquer erros por mim cometidos, peço que me informem o mais breve.
Muitos têm em mente que o processador é o cérebro da máquina, o coração, o "chefe", um "deus" .... O fato é que isso não será discutido aqui - a idéia é como realizar a correta instalação do processador e fixação de um cooler BOX (cooler padrão "desenvolvido e fabricado" pela própria fabricante do processador - no caso: AMD).
A instalação é simples. Com a ajuda de um manual de qualquer placa mãe ou o incluso na compra de um processador mais cooler BOX
Como podem ver abaixo, cooler mais processador AMD BOX, processador AM2, mas pode tomar como base para fixação de processadores soquete 754, 939, AM2, AM2+
"Manu" que acompanha o BOX - seguindo esse manual, é possível (claro que é possível ) instalar sem problemas processador e cooler.
Aqui, visualizando o "manu", é possível ter uma idéia e conhecer os padrões de soquete mais usuais da AMD.
Instalação:
Como podem observar, realizei todo o procedimento fora do gabinete, o que não significa que não seja possível fazer o mesmo dentro do gabinete. Porém, instalando e fixando processador e cooler fora do gabinete se tem muito mais espaço para trabalhar, sem cabos, drives e outros que possam atrapalhar. Também se tem uma melhor noção se o cooler esta ou não corretamente fixado, evitando problemas de aquecimento por mal fixação do cooler.
Removam processador e cooler do BOX AMD - sim.. admito... meio "suspeita" essa parte das fotos. Mas, para quem esta achando isso ou pior, quero que vocês se e . OK?
Aqui, vocês podem visualizar cooler e processador padrão AM2:
Mais cedo ou tarde, isso acabaria acontecendo: vocês serão obrigados a "mexer" no cooler ( no de vocês, claro ).
Virem com a ventoinha para baixo para que possam visualizar melhor a base:
Como podem notar, na base do cooler - geralmente (para não dizer sempre) - uma solução térmica (elastrometro) já é previamente aplicada. À base, uma "proteção plástica transparente" vem acoplada - sugiro que a removam, caso não desejem "plastificar" o processador:
Retirado aquilo que denominei de "proteção plástica transparente", vocês podem visualizar melhor o elastrometro, uma espécie de "pasta térmica" (que de pasta, nada tem). Cabe a vocês decidirem como manter o cooler de vocês ():
- "limpo" () - removendo o elastrometro e aplicando uma pasta térmica "decente" / algo que preste; ou
- "sujo" () - mantendo o elastrometro e não aplicando absolutamente mais nada.
Recomendo fortemente que removam esse "cimento" :
Com a ajuda de algodão e álcool isopropilico é possível remover essa "liga" tranqüilamente:
Um cooler limpo somado ao uso de uma pasta térmica de melhor qualidade é bem mais eficiente, trabalha melhor... Portanto, mantenha o cooler dos senhores livre de sujeiras () como pó, o "elastrometro".. procure limpar regularmente.
A "famosa lista", usada como apóio para a placa mãe enquanto processador e cooler são instalados:
Observem a placa mãe - uma AM2+. Notem que há uma alavanca abaixada junto ao soquete: ele é o "cinto de segurança" do processador, responsável por manter fixo na placa mãe o processador:
Vocês devem "pegar".... na trava e erguê-la, para que o processador seja encaixado com todo cuidado (e muito carinho ) na placa mãe:
Observem no processador que há um "triângulo", uma marca retangular que servirá como guia, para a correta fixação na placa mãe. É muito difícil encaixar um processador incorretamente, porém pode acontecer da pessoa pensar que o "buraco" é pequeno demais... e forçar a entrada do processador. Obviamente, o processador não encaixará e, no final, pode acabar torto.... os pinos do processador, danificando o mesmo. Então, atente a esse "guia" :
Na placa mãe, pode-se notar uma pequena "depressão geográfica" (tenho conhecimento que geografia nada tem a ver com placa mãe - falta de uma palavra melhor), similar à marca do processador:
Última edição por cherojr : 28/10/2009 a 19:55Motivo: revisão 1.1
Instalação de processador e cooler BOX - Padrão AM2
Na hora do encaixe (uuuiiiii ), esteja atento com as marcações tanto da placa mãe quanto processador. Dependendo da posição (huummm) que estiver a placa mãe, o processador, com a pinagem voltada para baixo, deverá estar alinhado com a placa mãe de tal forma que onde será encaixado o processador seja uma "sombra" da parte de baixo (pinos) do processador: se a marcação do processador estiver ao seu canto esquerdo superior, na placa mãe a marcação também deverá estar à esquerda do canto superior - meio confuso, mas basta observar as imagens:
Encaixe o processador, fazendo uma leve (leve, não "com tudo") pressão sobre o processador:
Baixe a alavanca erguida anteriormente, travando o processador:
Use uma pasta térmica da sua escolha - mas lembre-se: use uma pasta apenas se removeu anteriormente qualquer coisa que tenha sido previamente aplicada à base do cooler. Caso tenho optado por manter o elastrometro, não aplique mais nada - comece instalando o cooler.
Espalhe bem, uniformemente... Recomendo que não espalhe muito próximo dos cantos: a pressão entre cooler e processador será suficiente para "levar" a pasta até esses locais.
Sem excessos:
Pgue (n)o cooler novamente. Observem que há duas "travas": é aonde vocês usaram para encaixe na placa mãe.
Nem todos vem com essa indicação... Observem que de um lado (a esquerda de vocês) o cooler esta "aberto" (não travado); a direita suas ele esta "fechado" (travado):
Na "base de fixação" para o cooler, coloquem o mesmo. Observe que há dois pontos específicos para que as travas sejam corretamente encaixadas. Cada um desses pontos esta oposto ao outro na "base de fixação". O cooler têm duas travas opostas. Cada trava deve "combinar" com cada ponto:
Cada trava (duas) é vazada ("buracos"), os "pontos" devem traspassar esses "buracos".
A real fixação é feita quando se "fecha" a trava:
Ao mover para a direita a trava, vocês irão sentir (hhuuuummmmmm) uma leve "dificuldade" em mover a trava nessa direção - isso é um bom sinal.... Sinal de que o cooler faz alguma pressão sobre o processador. Inclusive, pode ser que a placa mãe "envergue" ligeiramente - perfeitamente normal.
Soerguendo a placa mãe pelo cooler, demonstrando perfeita instalação do cooler:
Agora, com processador e cooler corretamente instalados na placa mãe, resta ligar corretamente o cabo de alimentação da ventoinha do cooler na placa mãe. O local desse encaixe geralmente é indicado na placa mãe por algo semelhante a CPU_FAN :
Cooler e processador prontos "para a guerra":
Última edição por cherojr : 28/10/2009 a 19:58Motivo: revisão 1.1
- Demonstrando porque é interessante a remoção dessa espécie de "Durepox" -
IMPORTANTE:
Usei chave de fenda para remoção do "Durepox" e essa é a "ultima opção" a ser adotada - o fiz porque não dispunha do necessário para a correta remoção do "cimento".
Postado originalmente por style360
Uma dica pra tirar as "coisas duras" da base cooler: não risque a base com a chave - esta errado. Aplique querosene sobre e espere uns 5 minutos para amolecer, depois passe uma escova removendo tudo a seco e passe um álcool pra tira o oleosidade deixada pelo querosene. Qualquer duvida, podem perguntar.
Essa mesma placa mãe usada anteriormente vai ser posta novamente à prova :
Infelizmente não tirei fotos da situação do cooler quando removi um cooler num micro problemático - justamente causado pelo elastrometro.
Observem o "erro" - a principio parecendo estar relacionado à memória ou vídeo:
Eis o causador do problema - lembrando que a foto não é a do cooler em si com o "cimento" já rijo:
Removendo o "Durepox" (pá e picareta quase se fizeram necessários ):
Percebam que o elastrometro esta mais duro (comentário de um colega meu ) "que palmito de tarado em casa de massagem" :
Solução: remover a crosta. Entretanto, tal problema poderia ter sido evitado caso o cidadão que montou inicialmente tal máquina tivesse removido o "CIMENTO COLA QUARTZOLIT" (elastrometro) .
Última edição por cherojr : 11/11/2009 a 10:23Motivo: revisão 1.2 - style360
Ishi.Intaum vo troca o elastrometro do pc da minha vó.Montei um pc onboard pra ela,deixei aq pasta do cooler msm,vo coloca um poko da minha akasa ak35,pra num te mais problema pq ela vai fica mmttttttooooo tempo com o mesmo pc.
PC1: Athlon II x2 240/Asus M3A78-EM/4gb DDR2 800/Sapphire HD4850 512mb/OCZ 600w/HD320gb/CM 331 PC2: Pentium II 333mhz/Placa mae ACER/192mb SDRAM 66/ATI rage pro 4mb/HD10gb/Generica 250w/Gabinete ACER VG: Xbox 360 Japer @ 12v/HD60gb
Ishi.Intaum vo troca o elastrometro do pc da minha vó.Montei um pc onboard pra ela,deixei aq pasta do cooler msm,vo coloca um poko da minha akasa ak35,pra num te mais problema pq ela vai fica mmttttttooooo tempo com o mesmo pc.
elastrometro, cherojr... elastrometro, cherojr...
Ainda bem quem há users mais atentos que minha pessoa.
Ainda bem quem há users mais atentos que minha pessoa.
Corrijo amanhã, abçs
Edit: Corrigido (há muito tempo )
Sensacional sua iniciativa, cherojr.
Parabéns pelo trabalho, esse tópico vai virar uma referência e eu vou ajudar a propagá-lo. Muito bem feito e organizado, é disso que os fóruns precisam (pessoas dispostas a ajudar outras pessoas).
Mais tarde, com mais tempo, vou ler tudo e se for o caso dar algum palpite para melhorar, ok?
De início: não dá para algum moderador juntar seu post sobre os coolers ao primeiro ou mover para o segundo? Você fez o índice, ok, mas ficaria melhor visualmente se tudo fosse agrupado, concorda?
Sobre aquela meleca que vem nos coolers box, o nome correto é elastômero e para elucidar minha dúvida recorri ao Pai:
[]'s
┌ INTEL ------- Core 2 Duo E8400 --- ┐ ┌ SEAGATE --- 500 GB Sata II 7200RPM -- ┐ ┌ SAMSUNG --- 932b Plus --------- ┐
├ FOXCONN ----- P35A --------------- ┤ ├ MICROSOFT - Wheel Mouse Optical ----- ┤ ├ OCZ ------- Stealth 600W ------ ┤
├ POWERCOLOR -- HD4870 512MB ------- ┤ ├ MICROSOFT - Xbox 360™ Controller ---- ┤ ├ CORSAIR --- 4GB DDR2 800MHz --- ┤
└ PHILIPS ----- SHP805 ------------- ┘ └ LOGITECH -- MOMO Racing ------------- ┘ └ CREATIVE -- Audigy SE --------- ┘ "Não se corromper já é uma vitória"
Parabéns pelo trabalho, esse tópico vai virar uma referência e eu vou ajudar a propagá-lo. Muito bem feito e organizado, é disso que os fóruns precisam (pessoas dispostas a ajudar outras pessoas).
Mais tarde, com mais tempo, vou ler tudo e se for o caso dar algum palpite para melhorar, ok?
De início: não dá para algum moderador juntar seu post sobre os coolers ao primeiro ou mover para o segundo? Você fez o índice, ok, mas ficaria melhor visualmente se tudo fosse agrupado, concorda?
Sobre aquela meleca que vem nos coolers box, o nome correto é elastômero e para elucidar minha dúvida recorri ao Pai:
[]'s
Thanks
Esse assunto "elastrometro X elastômero" já esta dando nó em minha kbça... - entro em fóruns dos sites como FórumPC's e CDH, pessoal fala uma coisa... em outros, galera fala outra coisa... Tudo muito "confusio"....
Quanto a organização - se é que dá pra considerar isso uma "organização" - já solicitei ao moderador responsável um "re-arranjo" dos posts relacionados ao objetivo do tópico, ele me respondeu dizendo que "infelizmente, não era possível".... Então, teremos de nos contentar com a "solução" atual: Índice.
Já tenho fotos para exemplificar a instalação de cooler padrão 775, falta tempo e um pouco de vontade tbm....
Mas agora com uma ajuda, vou dar um "gás" e tentar manter ele com mais informações e "atualizado" num menor espaço de tempo.