COLUNISTAS: As principais engines gráficas da geração atual de jogos
Você acaba de comprar aquele jogo que tanto aguardava. Pela enorme expectativa criada ao ter visto fotos e vídeos sobre como a mecânica dele funciona, mal pode esperar para vê-lo rodando na sua telinha. A partida, então, começa. Logo de cara, um dos pontos que mais chama sua atenção é o capricho gráfico. As reações físicas de objetos e pessoas, fiel reprodução de explosões, sonoridade condizente com o usual, efeitos de parítcula, corporal, população vívida nos ambientes e inteligência artificial só aguçam a sua vontade de explorar e continuar jogando.Muitas vezes você deve se perguntar: "como foi que conseguiram fazer isso?" ou "caramba!... isso aqui não tá idêntico à vida real?". Pois bem,...
Muito bom Andrei! Parabéns cara! Imagino o trabalho que deve ter dado.
É interessante como as engines gráficas evoluíram tão rápido. Acho que agora é a vez da engine física começar a ser mais explorada.
Prevejo que em algumas décadas teremos engines de jogos tão avançadas que serão praticamente como simuladores gráficos e físicos mesmo, tudo em tempo real.
Obrigado ai, pessoal Deu trabalho sim, mas foi mto bacana. Eu sempre tive curiosidades com esse assunto, apesar de ser um baita noob sobre programação de jogos e tal.
Mas dá pra ter uma boa noção dos recuros que cada engine usa pra fazer certos tipos de simulações e explorar o potencial de cada produtora que compra a patente e os consoles (e PC) tbm.
Parabéns Andrei. Eu sempre fiquei pesquisando sobre engines e tentando ficar por dentro, já que a engine de um jogo pra mim já diz se vai ser bom ou não.
Acredito que agora muita gente irá entender melhor as engines.
Minhas apostas ultimamente está no Id Tech 5, Cry engine 2, Unreal 3.
Eu achei que RE5 usava UE3, mas depois de relacionar bem reparei que a engine do jogo se assemelha na totalidade ao do Lost Planet e essa coluna confirmou!!!
»» INTEL Core 2 Duo E6300@3,1Ghz|ABIT AB9 Pro s775 |XFX GeForce 8800GTX 620/1530/2000Mhz|CORSAIR 4096Mb (2x 2Gb) DDR2 800@886 «« »»SEVENTEAM 700EAD | WESTERN DIGITAL SATA II 160Gb |AOC 193FW LCD 19" wide |CHIEFTEC BX-01B-B-SL ««
Eu aguardo o Bad Company 2, que ao que parece vai ser muito bom, com toda aquela física de destruição e sonora...
Principalmente para quem é fã da série BF...
Melhor engine que estão por vir são o da Frost Bite e ID tech 5 !!! Espero que a Valve lance uma boa engine tbm ano que vem, já ta na hora de eu joga um Counter Strike com graficos em Dx10/11 hehe, colocar uma fisica melhor ainda, o jogo iria ficar fodastico !!
Melhor engine que estão por vir são o da Frost Bite e ID tech 5 !!! Espero que a Valve lance uma boa engine tbm ano que vem, já ta na hora de eu joga um Counter Strike com graficos em Dx10/11 hehe, colocar uma fisica melhor ainda, o jogo iria ficar fodastico !!
Bem nessa a source devería já estar evoluindo, apesar de eu gostar bastante dela e de ela ja ter recebido pequenas melhorias.
Agora, depois que vi aquele video do Bad Company 2 acho que vais ser difícil aceitar outro jogo que não tenha aquela interação com o cenário...
E o som?! O que é aquele tiro de canhão a longa distância no final? O som do canhão aparece depois e abafado por causa da distância....que loucura....gamei...
Quando o cara ouvir o tiro do canhão já tá morto..ahsahsah...
Caramba, gostei muito da review e só pra constar, essa coisa de 'longevidade e duração' corresponde a quanto tempo ?
Ao número de gerações (de jogos) em que a engine já se encontra no mercado, até o presente momento. Não ao possível periodo total da 'vida' existencial dela, como se fosse ficar obsoleta e inutil daqui a um tempo hahaha.
Mas essa foi uma boa indagação, cara. nao havia percebido essa ambiguidade de idéias *_0
Mas creio que longevidade ficaria melhor que 'duração' ou 'idade' ou algo do genero haahha.
Parabéns Andrei. Eu sempre fiquei pesquisando sobre engines e tentando ficar por dentro, já que a engine de um jogo pra mim já diz se vai ser bom ou não.
Acredito que agora muita gente irá entender melhor as engines.
Minhas apostas ultimamente está no Id Tech 5, Cry engine 2, Unreal 3.
Opa, obrigado ai.
Sim sim, a ID Tech parece que vai se tornar uma coisa monstruosa mesmo. E a cry Engine 3, então, já viu o vídeo? Coloquei em hiperlink lá na parte da CryEngine. Putz...tá uma coisa absurda. E eu acho que as engines daqui pra frente vão ter q trazer coisas mto mais surpreendentes e realistas se quiserem surpreender ainda mais, inclusive, talvez, algum patamar gráfico. Na física - e outras simulações - é que dá pra evoluir bastante mesmo. A Unreal Engine 3 tbm nao deve em nada. A quarta versão ja esta sendo produzida e vai ser algo do c@r@*** hahaha
Muito boa a matéria da pra perceber o qnt vale uma boa engine gráfica e que o Physx não tem nada de novo.
Tbm não precisa generalizar tanto bé hehehe. A PhysX traz novos efeitos de partícula e tantos outros detalhes que enches os olhos de quem tem o recurso. não chega a ser dispensável. É apenas um recurso extra pra implementar a diversão. Isso não significa, é claro, que sem ela não seja possível tirar proveito de um game. Muito pelo contrário.