Boa noite, galera do Adrena.
Fiz esse pequeno comparativo a fim de mostrar o desempenho ganho em meu atual sistema apenas trocando meu "velho guerreiro" Athlon pelo novíssimo Phenom II.
Espero que o tópico ajude pessoas que, como eu, tenham um sistema relativamente simples e "popular" (mais comum de ser encontrado/visto) e que estejam pensando em uma possível troca de processador ou mesmo VGA. Lembrando que TODOS os jogos forma testados na resolução máxima do meu monitor (17") - 1280x1024 - e sistema sem OC algum.
- Config 1:
Athlon 64 X2 4600+ @ 2,4Ghz (stock)
XFX GeForce 9600GT 512Mb DDR3 XXX 700/1750/1000 (190.38 WHQL)
ECS GF8200A (BIOS atualizada com a última versão disponível no site hoje)
3Gb DDR2 667Mhz kingston Value (3x 1Gb)
HD 250Gb Sata II Samsung
Windows XP SP3
- Config 2:
Phenom II X3 720 @ 2,8Ghz (stock)
XFX GeForce 9600GT 512Mb DDR3 XXX 700/1750/1000 (190.38 WHQL)
ECS GF8200A (BIOS atualizada com a última versão disponível no site hoje)
3Gb DDR2 667Mhz kingston Value (3x 1Gb)
HD 250Gb Sata II Samsung
Windows XP SP3
- Todos os jogos setados no máximo pelas opções disponíveis dentro de cada config do jogo na resolução máxima suportada pelo meu monitor - 1280x1024 - sem AA/AF -
_____________ COD4
Settings
Athlon 64 X2 4600+
Phenom II X3 720
_____________ Lost Planet Colonies
Settings
Athlon 64 X2 4600+
Phenom II X3 720
_____________ RESIDENT EVIL 5 Benchmark
Athlon 64 X2 4600+
No FIXED, o X2 fez tão "feio" que nem vou postar imagens...
Phenom II X3 720
_____________ Street Fighter IV Benchmark
Athlon 64 X2 4600+
Phenom II X3 720
_____________ COD WAW
Settings
Athlon 64 X2 4600+
Phenom II X3 720
OBS: No Resident Evil, não postei imagens do FIXED BENCHMARK rodando no X2, mas a diferença foi de 20FPS durante todo o bench, e isso, a média, pois houve momentos em que a diferença foi maior (picos e quedas - mais constantes no X2). FIXED BENCHMARK no X2 = sinônimo de lag, enquanto no Phenom II eu nem sabia o que era isso
Peço desculpas pelo n° limitado de jogos... A intenção é um apanhado rápido e geral no impacto que a troca de processador teve no desempenho dos games.
Queria poder adicionar GTAIV, mas não conto com o mesmo - acho que Lost Planet pode "falar" por ele
Agradeço quem - por ventura - tenha feito upgrade semelhante e queira coloborar com o tópico postando impressões, benchs, o que quer que seja a fim de ajudar os demais... Toda a ajuda, opinião/sugestão é bem-vinda.
Abç
Phenom II 940 Black Edition 3Ghz - Review | Créditos: Direu
"Última edição por Maurivillas : 31/07/2009 a 23:47 Motivo: Não precisava de tags IMG e nem de SPOILER"
Grato
Postado originalmente por Al S
Ótimo!!!
Meu segundo PC vai dar um caldo entao, mas o meu é com o X2 4400+
Obrigado por esse teste rapaz
O PII tem uma grande vantagem em stock, mas se elevar o X2 a 2.8 tb, acredito que caia bastante a diferença.
Postado originalmente por -Akarish-
Muito bacana o seu review!
Veio bem acalhar para mim, estou querendo pegar esse X3 720 B.E para aposentar meu X2 velhinho de guerra. agora já tenho uma boa noção do rendimento com eles cara-a-cara...
Mas eu gostaria de lhe perguntar algo...
Pode parecer uma pergunta boba, mas como o seu sistema reagiu a troca por uma CPU tri-core? Quero dizer, o ganho de desempenho no uso dia-a-dia em tarefas comuns sofreu pouca ou muita diferença?
Thanks!
Bem... quanto à jogos, não tem o que discutir - a troca valeu e vale muito a pena...
Tive a oportunidade de montar um sistema com o Q8200 hoje suando o XP e num comparativo (bem "meia-boca", quero deixar claro) o PII foi superior, uso o Virtual Box e o M$ VM e também senti melhora... No geral, tudo mais rápido, pode-se dizer que o sistema com um todo esta mais responsivo, conseguindo "fazer muitas" coisas sem uma aparente perda de performance, como acontecia com oX2. Não estou desmerecendo o meu X2, afinal, para o que era destinado, estava muito bom, mas... chegou a hora de "pendurar as chuteiras". Fora o fato que eu investi um valor até relativamente alto numa VGA e não estava tendo - não o desempenho esperado - mas, comparando-se à outros users do fórum, me pareceu que a placa poderia render mais do que me proporcionava. Então optei pelo up...
Resumindo: se sua intenção é aumentar o desempenho geral do sistema apenas trocando o processador - sim, vale a pena -, mas se vc quer (tbm) ganhos em jogos (até aplicativos 3D/virtualização) - sim, vale a pena.
Espero ter sido claro e que minha opinião seja de alguma valia
muito bom seu teste, isso mostra como o gargalo é grande em um X2, eu tinha um 5200+ com uma 9600GT depois fui ra sli de 9600 me arrependi pq o gargalo foi mostruoso, mudei pra a maquina da assinatura e agora ta muito bom meu desempenho.
Vga trabalhando em conjunto com o processador pra evitar o gargalo, essa é a ideia.
GA-G31M-S2L / E7300@3.0 / XFX GTS250 1GB-CE / 2X1GB DDR2 Kingston DC / Super Flower 550W / Sound 5.1 40w Rms / Win7 X86
Recentemente troquei o X2 4800 por um E5200, mesmo os 2 em stock o E5200 foi superior ao X2, sem falar que o processador da intel sobe muuuuuito facil no over, coloquei o E5200 em 3ghz facil, ja o X2 não conseguia passa dos 2.9ghz nem a pau.
muito bom seu teste, isso mostra como o gargalo é grande em um X2, eu tinha um 5200+ com uma 9600GT depois fui ra sli de 9600 me arrependi pq o gargalo foi mostruoso, mudei pra a maquina da assinatura e agora ta muito bom meu desempenho.
Vga trabalhando em conjunto com o processador pra evitar o gargalo, essa é a ideia.
Essa é "A IDÉIA", o ideal mesmo - pude comprovar agora...
Postado originalmente por Atwa
Recentemente troquei o X2 4800 por um E5200, mesmo os 2 em stock o E5200 foi superior ao X2, sem falar que o processador da intel sobe muuuuuito facil no over, coloquei o E5200 em 3ghz facil, ja o X2 não conseguia passa dos 2.9ghz nem a pau.
Acho que ja foi o tempo dos X2...
Tbm acho que já foi o tempo dos X2, pelo menos pra mim
Recentemente, coisa de 2/3 dias atrás, tive a chance de "trabalhar" com o Q8200 (@2,4) e posso afirmar (bem... QUASE afirmar ) que, mesmo tendo a mesma velocidade do X2 (e esquecendo o fato de ser Quad) ele é bem superior ao X2. Então, mesmo o X2 com OC, ainda acho que não seria páreo para o PII
Postado originalmente por Mancha Negra
Por causa do clock, do núcleo extra e da tecnologia empregada diferente nos 2 processadores.
Tbm acredito nisso
Postado originalmente por Eric 146
X2 é um processador ultrapassado, o seu tempo ja foi.
Tbm acho que já foi o tempo dos X2, pelo menos pra mim ²
Postado originalmente por Mumm-Ra Tr1PL3c0r3
Muito bom seus testes, o ganho foi bem maior do que eu achava que seria, a troca valeu a pena mesmo
Eu tbm não esperava... mentira esperava sim...
Vlw galera. Agradeço pelos elogios
"Foto" das crianças usadas no comparativo...
Ao meu ver, achei o cooler box muito ruim - não quis dizer ruim ruim exatamente -, mas esperava alguma coisa um tanto melhor
Uma dúvida que eu tenho e se alguém puder sanar, desde já agradeço, é sobre o valor mostrado no HT Link - é isso mesmo?? Esse valor não deveria ser maior???
PS: depois posto imagens do cooler box e vou ver se consigo a Dark Sector pra uns "testes"... Não sei se só eu, mas quando estava com o X2 rodava de boa o jogo, mas quando tinha/aparecia os inimigos, os FPS "encaravam" uma verdadeira queda-livre... No tópico oficial do mesmo, me disseram que poderia ser o processador - agora posso comprovar de fato se era ou não o X2 o "culpado".
sobre o ht, aqui também tá assim, mas acho que se multiplica por 2, sendo então 4000mhz
também não curti o cooler box, aqui rodando um conversor de video, foi a 50ºC, achei que ele segurasse melhor a temperatura e o dia não estave nem tão quente como já vi aqui na minha cidade
|| Processador AMD Phenom II x3 720 Black Edition || Placa Mãe ASUS M4A78-EM || Placa de Video XFX 8600GT stock 540/1180 || Memória Ram 4.0GB Kingston 800mhz DDR2 ||
Essa é "A IDÉIA", o ideal mesmo - pude comprovar agora...
Tbm acho que já foi o tempo dos X2, pelo menos pra mim
Recentemente, coisa de 2/3 dias atrás, tive a chance de "trabalhar" com o Q8200 (@2,4) e posso afirmar (bem... QUASE afirmar ) que, mesmo tendo a mesma velocidade do X2 (e esquecendo o fato de ser Quad) ele é bem superior ao X2. Então, mesmo o X2 com OC, ainda acho que não seria páreo para o PII
Tbm acredito nisso
Tbm acho que já foi o tempo dos X2, pelo menos pra mim ²
Eu tbm não esperava... mentira esperava sim...
Vlw galera. Agradeço pelos elogios
"Foto" das crianças usadas no comparativo...
Ao meu ver, achei o cooler box muito ruim - não quis dizer ruim ruim exatamente -, mas esperava alguma coisa um tanto melhor
Uma dúvida que eu tenho e se alguém puder sanar, desde já agradeço, é sobre o valor mostrado no HT Link - é isso mesmo?? Esse valor não deveria ser maior???
PS: depois posto imagens do cooler box e vou ver se consigo a Dark Sector pra uns "testes"... Não sei se só eu, mas quando estava com o X2 rodava de boa o jogo, mas quando tinha/aparecia os inimigos, os FPS "encaravam" uma verdadeira queda-livre... No tópico oficial do mesmo, me disseram que poderia ser o processador - agora posso comprovar de fato se era ou não o X2 o "culpado".
O que é esse Vcore MONSTRO de 1.56v no processador? Qual o valor indicado na Bios? O correto é 1.35v ou menos (não sei qual é o valor stock dos Phenom II X3).
O Hyper Transport trabalha com barramento Paralelo, ou seja, são 2 vias separadas para transporte de dados, uma para envio e outra para recebimento. Por isso, apesar de operar com clock de 2Ghz, como são 2 vias, é nomeado 4Ghz de clock (2Ghz por via).
O que é esse Vcore MONSTRO de 1.56v no processador? Qual o valor indicado na Bios? O correto é 1.35v ou menos (não sei qual é o valor stock dos Phenom II X3).
O Hyper Transport trabalha com barramento Paralelo, ou seja, são 2 vias separadas para transporte de dados, uma para envio e outra para recebimento. Por isso, apesar de operar com clock de 2Ghz, como são 2 vias, é nomeado 4Ghz de clock (2Ghz por via).
Realmente esse Vcore ta muito alto (ainda mais pro processador em STOCK).
Ve direito aí
ECS 780 Ultra | Phenom II X3 720 2800 @ 3700 | 4GB DDR2 OCZ |ECS GTX 260 Black | Samsung LIXO pifou!| Seagate SATAII 500GB | Seagate Barracuda 7200 120GB | All Powered by 7Team 550p-Ag STEAM ID: Mancha_Negra
sobre o ht, aqui também tá assim, mas acho que se multiplica por 2, sendo então 4000mhz
também não curti o cooler box, aqui rodando um conversor de video, foi a 50ºC, achei que ele segurasse melhor a temperatura e o dia não estave nem tão quente como já vi aqui na minha cidade
Cooler do meu "antigo" X2 tá no mesmo nivel desse PII...
Vc pode me dizer qual o valor do VCORE usado por vc ai?
Grato
Postado originalmente por Direu
Obrigado pelas informações. Na BIOS, tá tudo em auto...
Postado originalmente por Mancha Negra
Realmente esse Vcore ta muito alto (ainda mais pro processador em STOCK).
Ve direito aí
Vc sabe qual seria o valor padrão para o VCORE do PII X3? Posso setar manualmente, mas por enquanto ta em auto
Grato
Vc sabe qual seria o valor padrão para o VCORE do PII X3? Posso setar manualmente, mas por enquanto ta em auto
Que está em AUTO eu já imaginava, o que eu quis dizer é qual o valor indicado na aba de monitoramento de voltagens/temperaturas da Bios...verifique lá qual o valor do "CPU Vcore" ou "CPU Voltage".
eu tenho um x2 5600+ e consegui botar ele pra 3.19 claro aumentando o vcore
tenho uma 9600gt e axo q o processador tá gargalando.. penso em pegar um PII 710 ou 720
vou ter mta diferença ou dá pra manter ainda esse x2? penso igual ao pessoal ae, já foi a época do x2 mas seria o caso trocar agora o processador ou esperar? (esperar o q? kkk)
tenho uma 9600gt e axo q o processador tá gargalando.. penso em pegar um PII 710 ou 720
vou ter mta diferença ou dá pra manter ainda esse x2? penso igual ao pessoal ae, já foi a época do x2 mas seria o caso trocar agora o processador ou esperar? (esperar o q? kkk)
vlw
"esperar o q?"
vc pode esperar o preço baixar, a grana entrar na conta pra vc pegar a vista... sei lá
A principal diferença que notei foram nos games que eu postei acima. Tbm pretendo testar no Dark Sector, onde eu tinha verdadeiras "quedas-livres" e q me impossibilitou prosseguir no game.
Boa sorte com sua decisão... pra mim valeu a pena
Abç
PS: Resident e Lost expressam BEM o que é sair de um para o outro...
Grato
aqui estou usando a opção auto da placa-mãe, a voltagem oscila entre 1.1v e 1.4v, me disseram que era bom setar em 1.35v que é o vid do processador, mas queria saber se assim, perco o modo de economia de energia, que reduz a tensão do processador em idle.
|| Processador AMD Phenom II x3 720 Black Edition || Placa Mãe ASUS M4A78-EM || Placa de Video XFX 8600GT stock 540/1180 || Memória Ram 4.0GB Kingston 800mhz DDR2 ||
esse esperar eu nao sei definir! rs.. tipo axo q estou esperando ganhos surpreendentes tanto em jogos tanto no dia dia.. e nada tira da minha cabeça que um 5600+ não gargala um 9600gt.. pois faço over e sinto melhoras.. a dúvida é? compro de uma vez e pronto ou compro outra coisa? tipo vale trocar o processador? pela diferença de arquitetura eu axo q vale, pelo preço e por ai vai.. vlw
vlw
Acho que o X2 em 3.19ghz não da gargalo na 9600GT.
Eu troquei o X2 4800 trabalhando em 2.8ghz por um E5200, em alguns jogos melhorou bastante em outros nem tanto...
vlw
Vai fundo velho...........
Tb tinha um X2 5600+ e troquei pelo X3 720 , deu uma melhora significativa viu.........o sitema ficou mais leve....
ps. além do processador, troquei a placa mãe tb
AMD Phenom II X3 720 AM3//Asus M3A78-EM//XFX 8600GT XXX 256mb//2x2gb Super Talent DDR2 800//Samsung 160Gb SataII//Spire Rocketeer 400w//AOC 22" 212Va