Vou tentar mostrar alguns sistemas faceis de montar e com qualidade acima da média além de alguns conceitos, se o tópico render uma boa discussão vou atualizando e colocando novidades. Quem quiser postar dicas sinta-se a vontade também.
O maior "erro" que encontro por aqui é a distribuição da verba, um exemplo é quando investimos muito mais nas placas de som em relação as caixas e fones. Não há uma regra(e cada um é livre p/ gastar no que bem entender) mas é bom sempre pagar mais em caixas/fones que nas fontes (placa de som por exemplo), seria legal +ou- 1/3 na fonte e 2/3 na caixa para maximinizar a performace. Claro que a placa de som funciona para os 2(fone e caixas)mas o ganho adquirido de uma Audigy 2ZS p/ uma Titanium por exemplo não será igual caso trocássemos as caixas.
Em caixas e fones mais baratos uma diferença de R$100,00 trará um novo mundo em qualidade, oq nao ocorre em sistemas mais caros onde começa a ser mais marginal a diferença e depende de vários outros fatores.
P/ quem vai usar receiver ou kits com entradas digitais é importante que a placa de som (para jogos) tenha bom DAC e ADC, tambem possuindo DDL e DTS interative claro. Se não for o caso(nao for utilizar com jogos) uma onboard já fará o serviço e o DAC utilizado será o do receiver que já deve quebrar um galho (melhor que os da MB), precisando apenas habilitar o pass through...
Um DAC(acrónimo para a expressão em língua inglesa Digital-to-Analog Converter), em português conversor digital-analógico, é um circuito eletrônico capaz de converter uma grandeza digital (por exemplo um código binário) em uma grandeza analógica (normalmente uma tensão ou uma corrente). Então ele é o maior responsável pela qualidade sonora da placa de som(há outras coisas que influenciam tambem), recebe o sinal digital (mp3, CD) e transforma em analógico para que o amp empurra as caixas/fones!
O ADC faz o contrário(DDL e DTS interative***), no nosso caso é utilizado para que possamos ter som 5.1 nos jogos com as saidas digitais, "codificando" o som que foi anteriormente "decodificado" pelo DAC e enviando para o receiver, e la haverá uma nova decodificação. O mais usado aqui é no caso do microfone.
DDL e DTS interative são usado no caso dos jogos para que possamos usufluir do som 5.1 utilizando as entradas digitais do receiver. É importante lembrar que o sinal original(diretamente na saida analogica da placa) será melhor que o final (os cabos também podem influenciar no processo), portanto o melhor é utilizar as saidas analógicas da placa.
Pass through é para fazer com que a placa de som não decodifique o sinal, deixando o papel a cargo do receiver.
Para ter som é preciso a fonte(HD, CD player, MP3), o DAC(placa de som, receiver, mp3, CD player), o pre/amp(placa de som, receiver, mp3, mini system) e as caixas/fones. No meio do caminho os cabos, que em se tratando de equipamentos de entrada não são tão importantes. O elo mais fraco sempre limitará todo o conjunto
Como a experiencia da maioria é pouca(eu me incluo, só sou mais curioso no assunto), qualquer "upgrade" já fará uma grande diferença nesses sistemas de entrada. Cada 1 é feliz do seu jeito mas eu garanto que um kit da edifier x100 (para dar exemplo) esta longe, mas muito longe de um som com qualidade, assim como a maioria desses fones "pro gamer player expert max"! Mas o kit da edifier é honesto, já esses fones devem ser evitados.
Ai vão algumas dicas p/ som:
Até 500 reais
É complicado e não tem muito como fugir dos kits p/ PC(no caso de uso p/ jogos pelos graves), da p/ conseguir um conjunto stereo bacana importando um AMP e com caixas de entrada da Infinity P152 por exemplo ou atém mesmo a P162(p/ mais grave) que não são caras, é só procurar uma caixa com sensibilidade alta para que o amp trabalhe com mais folga.
No mercado livre tem alguns integrados vintage que tb podem ser adquiridos, mas pode fugir do orçamento.
Até R$ 1000,00
A diferença aqui é grande no valor(o dobro) mas as opções são poucas para quem pretende fugir dos kits, diria que para montar um 5.1 com isso não da. Apartir de R$ 2000,00 já teriamos condições de comprar um receiver com um conjunto de caixas de qualidade superior, ficando o sub para depois ou usando o da Sony que é encontrado por R$ 300,00 provisioramente(ou não).
Estereo já tem coisa bacana, podemos adquirir os integrados citados acima com caixas como Energy C-200, Tannoy F1, Klipsch RB-51, Monitor Audio BR2 e por ai vai...
Depois continuo...
Como curiosidade alguns chipset/DAC/ADC de algumas placas de som
Minha dica mais importante aqui é evitar os fones voltados a players de marcas famosas (não especializadas em audio) como Zalman, Razer, Steel, Plantronics...
Se quer um headset e gosta de qualidade procure por um headphone e compre o MIC separado, no ebay tem aos montes o de pendurar (lapela) http://cgi.ebay.com/New-Zalman-ZM-MI...d=p3286.c0.m14
Há os in-ear que são mais facilmente encontrados e com menor preço mas que não são tão bons p/ jogos devido ao fraco soundstage (mas melhor que os acima citados são).
Aspectos importantes em fones para jogos
Imagem - Quão bem você consegue "enxergar" com seus ouvidos. Basicamente você pode identificar aonde está seu inimigo sem o vê-lo ,por exemplo, de maneira clara.
Soundstage - Se trata do espaço e ambientação, heaphones com pequeno soundstage você sentirá o som "na cara" e sem profundidade, já com maior soundstage o espaço é bem mais amplo.
Detalhes - Como o nome já diz, é a capacidade de o fone tocar todos os detalhes e nuances como pegadas de inimigos ou dedilhado dos músicos em suas guitarras.
Claridade - Limpeza do som, para que não se perca detalhes por falta de compreensão do mesmo.
Grave - Aqui é onde há o maior erro dos ditos "gamers", um som ideal para jogos o grave deve ser seco, rápido e que não atrapalhe as outras frequencias. Um grave boomy pode ser legal e gostoso de ouvir (para quem goste), mas acaba prejudicando outros detalhes do som.
Precisão - Em conjunto com a imagem e soundstage é necessário também a precisão para saber a distância que o inimigo esta se aproximando por exemplo.
Médios - Nesse "range" é onde encontra-se as vozes, importante para ouvir as instruções nos jogos ou outras pessoas em multiplayer.
Velocidade dos Transientes - Faz com que haja divisão em caso de mais de um inimigo estiver a caminho por exemplo, torna o ato de tocar e parar mais rapido sem "embaralhar" o som.
Conforto - Se você vai passar horas com ele talvez esse seja o aspecto mais importante.
Para que o fone seja "feito para gamers" os fatores mais importantes são o soundstage, imagem e detalhamento, fatores dificilmente encontrados nesses fones "PRO GAMERS" onde o fone geralmente é desbalanceado, focando principalmente nos graves e em fones 5.1 que são necessário diversos drivers, fazendo com que estes sejam de qualidade inferior p/ tornar o produto acessível, a qualidade deixa bastante a desejar. Mas o mais importante é que o fone tenha o conjunto de fatores para que se torne realmente bom p/ jogos.
O que se evitar quando compramos um fone:
* Headphone com USB
* Headphones 5.1
* Headphones nomeados de "FPS" / "GAMER" / "KILLER"
* Utilizar a porta da frente do gabinete
* In ear
Entre as opções eu indico esses (encontrados no Brasil ou lá fora)
Até R$ 200,00
Koss Porta Pro
Sennheiser HD201/202/437/205
Sennheiser PX100
Grado SR60
Yuin G2A (clip)
Yuin PK2 (earbud)
Audio Technica ATH-AD500
AKG K 27i
Até R$ 400,00
Grado SR80
Denon 1001
Sennheiser 515
Yuin PK1 (earbud melhor com amp)
Yuin G1A (melhor com amp)
AKG K240 (melhor com amp) Audio Technica ATH-AD700 - o mais recomendado
Shure 440
A escolha fica a cargo da preferÊncia de cada 1.
Outras fontes com mais detalhes e opções para compra de fone:
Aqui ele tem vários fones TOPs que fogem ao alcance da maioria, mais como curiosidade. O vencedor foi o Ultrasone HFI-780 http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=305089
Mas como prova de que em se tratando de som o bom é nós mesmo ouvirmos o mesmo fone citado foi considerado mediano pelo "rank" acima.
Última edição por Crookshank : 11/02/2010 a 14:00
B 2271021737 A
FACIL FACIL O POVO ENTRA, MAS P/ SAI NÃO É FÁCIL, POIS A COISA TA PRETA E GERALMENTE FAZEMOS COISAS BEM IRRELEVANTES NA CASA DO SEU MANEL....
Cara, acho que uma boa idéia é mostrar conceitos de som dos mais variados preços de som de 100 reais até sei lá 1000 mostrar o que um amplificador pode fazer, um pré, um receiver e as placas de vídeos e suas respectivas qualidades, que nem o tópico de coolers que é bem organizado, vou tentar ajudar também com as placas de som
Foi ajudado, gostou do tópico elogie, positive o USER, ali do lado direito superior em cima do post.
Não é questão de ser notório simplesmente e sim da possibilidade de cada um investir no que quer e no que pode, bom vamos começar a ajudar e não a criticar (critica pode ser boa ou ruim)
Foi ajudado, gostou do tópico elogie, positive o USER, ali do lado direito superior em cima do post.
Cara, acho que uma boa idéia é mostrar conceitos de som dos mais variados preços de som de 100 reais até sei lá 1000 mostrar o que um amplificador pode fazer, um pré, um receiver e as placas de vídeos e suas respectivas qualidades, que nem o tópico de coolers que é bem organizado, vou tentar ajudar também com as placas de som
É complicado fazer uma análise dos kits mais baratos pois são bem parecidos (possuem diversos pontos fracos) e depende de testes e mais testes, quase impossivel que alguem tenha testado todos para da uma opinião com fundamento.
B 2271021737 A
FACIL FACIL O POVO ENTRA, MAS P/ SAI NÃO É FÁCIL, POIS A COISA TA PRETA E GERALMENTE FAZEMOS COISAS BEM IRRELEVANTES NA CASA DO SEU MANEL....
2 aspectos que geralmente são ignorados quando se fala em reprodução de áudio a partir de computadores, são a acústica do ambiente, e o circuito elétrico que alimenta o equipamento. A acústica, nesse caso específico, não deve ser muito relevante em função das dimensões dos quartos onde geralmente ficam as caixinhas de som. Por outro lado, o circuito elétrico é da maior importância: De nada adianta você ter aquela placa que custou + US$1000 (s/n > 150 dB !) e caixas idem, usadas, se o circuito não estiver bem aterrado. Você liga as caixas, sem sinal, aumenta o volume, e fica aquele zumbido infernal... Prefiro um som on-board (HD Áudio) com um par (3 !) de caixinhas de R$100, plugadas numa tomada bem aterrada.
(perdoem qualquer exagero, he...he...he...)
Com certeza, o duro é convencer alguem com pouca verba a investir nisso. Eu sou um exemplo, o máximo que adquirir foi um bom filtro de linha, mas principalmente por morar de aluguel e a energia la de casa ser mono e uma porcaria.
B 2271021737 A
Crookshank, valeu pelo tópico.
Olha o q eu quero fazer: Comprar uma placa de som decente (mais ou menos uma forte ou uma claro +, quase a mesma duvida do Alvaro, do outro tópico) e fazer o seguinte: Deixar o fonezinho ligado nas saídas analógicas, para tentar melhorar um pouco o som né..., e passar um cabo optico da placa de som pra um receiver. Isso tá certo? Bom?
O cabo optico é uma boa escolha? Ele é digital né? Qual seria a melhor opção/configuração nesse caso?
abs
Se não for jogar use a onboard da MB e ligue o fone no receiver, servirá do mesmo jeito.
Caso for jogar e já possuir um bom conjunto de som essas placas são ótimas escolhas.
Sobre o cabo, é isso mesmo!
[]s
B 2271021737 A
Crook, depois se tu quiser botar as sugestões de fones e lugar para conseguí-los que nem coloquei em um tópico que já se perdeu me avisa q te mando em mp, sempre ajuda a galera a não errar na hora da compra.
Topico 10!!!!
Nao entendo muito deste assunto, pra falar a verdade nao entendo nada e este topico veio na hora certa, porque tenho muitas duvidas:
No pc que vou montar é pra ver filmes/musica e games e nao sei se compro uma placa de audio, se uso receiver ou se tenho que ter os 2 e qual o melhor custo beneficio de cada um, considerando que quero uma qualidade de som excelente.
Um colega meu me falou da placa X-Plosion 7.1 Cinema, mas assim como eu ele nao entende do assunto, leu em algum lugar ai fica dificil uma escolha acertada, depois ainda vem a escolha das caixas, surround, subwoofer.
Entao se puderem me auxiliar, fico muito grato, assim como eu deve ter mais pessoas com as mesmas duvidas.
Valeu Crookshank pelo topico!!
Agente,
É bom sempre pegar um receiver pois com ele vc poderá ter mais opções, com os Kits p/ PC que tem apenas entradas analógicas vc não pode ligar na TV e ouvir um CDplayer, um BDplayer....
Se for pegar uma boa placa de som o ideal é liga-la ao receiver pelas saidas analógicas(com bons cabos) deixando o receiver apenas para a parte de amplificação. Mas vc pode evitar a grande quantidade de cabos e ligar pelas digitais(a maioria usa assim), é só conseguir uma placa de som que tenha DDL e DTS connect, todas as atuais possui e a escolha delas depende da sua preferencia.
A x-plosion já é bem antiga, eu ficaria entre a Auzentech Forte, HT Omega Claros e Asus Xonars.
AdrB-T_Godoy
Passa sim, ai adiciono alguns que eu conheço!
[]s
Última edição por Crookshank : 05/09/2009 a 21:20
B 2271021737 A
Crook,
valeu pelas dicas.
Vou jogar e ver filmes. Jogar no PC e, eventualmente (joguinho em 3ª pessoa, q dê pra jogar no joypad), na TV. Ver filmes do PC, mas na TV, nesse caso o som vai ser passado pelo hdmi, q já está lá, ou por um cabo optico, como disse.
Infelizmente não dá pra ligar o fone no receiver: mto cabo, buraco que fiz na parede pequeno, mulher vai reclamar (esse é o fator principal ehehe) e o pc fica num quartinho e o receiver na sala (precisou de um cabo hdmi de 5m pra ligar ele na TV).
Vou acabar investindo primeiro na placa de som mesmo, pq quero ter uma peça boa para investir em caixas e fones melhores depois.
Na placa vou dar preferencia pra que tiver algum amplificadorzinho, pq qdo o Razer for pro saco vou comprar um fone legal, um beyer, audio technica, ou outro q vc e o pessoal do headfi indicar hehe.
Pegando, coloco um reviewzinho aqui pra ajudar a galera.
Abraço
Última edição por brunomau : 08/09/2009 a 10:53Motivo: Faltou coisa na resposta
Crookshank qual receiver indicaria para usar no pc junto com uma boa placa de som e um bom conjunto de caixas, para ser usado em filmes, musicas e games
Existem inúmeras opções, quanto vc quer gastar? Quais serão suas caixas? Qual tamanho do seu ambiente? Qual placa de som? Vai usar mais p/ jogos e filmes ou p/ musica?
Não é tão simples...
Bruno,
Qual seu receiver?
Última edição por Crookshank : 11/09/2009 a 00:35
B 2271021737 A
Crookshank, excelente tópico, vai ajudar muitas pessoas aqui, com certeza.
Uma sugestão à todos que pedirem informações sobre compras: informem o quanto querem/podem gastar, pois fica mais fácil dar indicações de aparelhos. Não adianta nada, indicar um receiver de R$ 3000,00 se a pessoa quiser gastar R$ 800,00.
PC: Asus P5E + Q9550 + 2x2GB DDR2 G.Skill 900MHz | Sapphire HD 4890 Vapor-X + LG M228WA | Supreme FXII + Micro System Philips MCM530 + fone SHP2500 | MS Media Keyboard 3000 + MS Sidewinder X8 Wireless + Xbox 360 Controller + Qck Steelpad | Cooler Master RPCAR 650W | Cooler Master CM690
Vou aproveitar para perguntar disso porque, no meu caso, também ainda nao tenho o receiver, mas estou em vias de comprar o HT SS2300 da Sony. Custa R$2300. Gostei dele pq tem 3 entradas HDMI e já vem com as caixas de som.
Com esse valor, provavelmente, compraríamos algo melhor em termos de receiver, mas aí acaba a grana pras caixas, entende? Mesmo assim, tem sugestão melhor?
Olha as specs http://www.sonystyle.com/webapp/wcs/...52921665368399
Digamos que um amigo da sony faça uma mágica e eu o consiga por 2K. Vale a pena?
O uso será mais para filmes, depois jogos. Na saída mesmo, caixas, vou gastar bem só quando trocar de fone, ou seja, no fone, porque não vai dar pra ficar com som dando porrada de jogo e filme direto. =)
Abs e obrigado!
Última edição por brunomau : 11/09/2009 a 14:42Motivo: Faltou coisa
Brunomau, vou te dar a minha opinião sobre esse tipo de som. Eu não gosto. Acho que são de uma qualidade meio duvidosa. Mas por eu ser um pessoa que sempre foi muito mal acostumada com esse tipo de coisa (sempre tive aparelhos de som muito bons), não sei se sou a pessoa mais indicada pra te responder isso.
De fato, sendo um produto voltado para o mercado de entrada, por assim dizer, acho que cumpre bem seu papel, mas caso vc queira algo de real qualidade, foi como falou, vai ter que gastar mais que R$ 2.3000,00. E mais uma coisa, espero que vc tenha espaço para arrumar direito as caixas de som, caso contrário, vc vai rasgar dinheiro comprando esse conjunto e qualquer outro 5.1, pois a má disposição das caixas, irá atrapalhar e muito.
Na minha sala, tenho o equipamento da assinatura, caso te interesse, dá uma procurada no google e vai entender o pq de eu ser uma pessoa mal acostumada com som.
No meu quarto, por não possuir espaço para arrumar corretamete as caixas 5.1, uso meu micro system da Philips, mas estou pensando em comprar um conjunto 2.1 da Edifier, o C2 ou o C3, o problema é que estão na faixa de R$ 480~R$ 600, dai fica pesado.
PC: Asus P5E + Q9550 + 2x2GB DDR2 G.Skill 900MHz | Sapphire HD 4890 Vapor-X + LG M228WA | Supreme FXII + Micro System Philips MCM530 + fone SHP2500 | MS Media Keyboard 3000 + MS Sidewinder X8 Wireless + Xbox 360 Controller + Qck Steelpad | Cooler Master RPCAR 650W | Cooler Master CM690
Então R.Hellmann, o valvulado é do meu pai, ele sim é audiófilo, eu escuto pelo receiver mesmo. Mas sim, esquenta bastante, mas como tem espaço, não tem problema. Mas cá entre nós, o som do valvulado é excelente, porém, deve-se levar em conta os cabos e as caixas, sem falar no cd player. E o que mais me deixa bolado, é que mesmo tendo um som muito bom, o equipamento da sala nem pode ser considerado top. Mas é uma coisa que meu pai sempre me fala, não compensa ter o top, pois a diferença não é tão grande assim, em relação à quantidade de dinheiro que precisa ser investida.
é verdade, meu tio é audófilo ele consegue perceber a a nota do baixo da música billie jean que tem 3 baixos e foi inspirada nas sinfonias de tchaykovisk(não sei como escreve) ms é uma coisa de louco fora isso, e cara acho meio difícil mas você saber, mas aonde consigu músicas sem ser mp3 menos comprimidas para fazer down.
Você sente diferença para um amplificador valvulado??