Índice do Artigo

Notícias

Whatsapp já acumula R$ 12 milhões em multas no Brasil

O bloqueio ao Whatsapp, que ocorreu parcialmente durante ontem, não foi a primeira opção do governo brasileiro de cerceamento ao aplicativo por descumprimento de ordens judiciais. Ainda em julho, a Justiça havia determinado que a plataforma de mensagens instantâneas devia realizar a quebra de sigilo da comunicação para uso em uma investigação. A juíza deu um prazo de 48 horas para que a ordem fosse cumprida, com uma multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, segundo informações do Jornal Nacional.

O perigo de salvar seu Whatsapp – o VPN é seguro?

Após quatro meses em que o Whatsapp simplesmente ignorou os pedidos da Justiça nacional, a ordem de bloqueio do serviço foi utilizado como uma forma de penalizar a empresa por ignorar as leis que regem o país. “A partir do momento que ela transfere parte dos serviço dela para prestar aqui no Brasil, tem que se enquadrar à legislação brasileira”, afirmou afirmou George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do estado de SP, ao JN. A multa, que nunca foi paga, chegou a cifra de 12,7 milhões de reais.

Esse não foi o primeiro episódio em que a plataforma passou por conflitos com a Justiça. Em fevereiro um desembargador conseguiu evitar o bloqueio do serviço, após um juiz do Piauí expedir ordem para as operadoras de impedirem o funcionamento do app. Nas duas ocasiões, o motivo é o mesmo: a não cooperação com uma investigação correndo em sigilo.

O motivo do conflito é a divergência entre o Whatsapp e o governo acerca de cessão de dados dos usuários da plataforma. A Justiça quer acesso a informações de contas que podem auxiliar em investigações criminais, e atua dentro das prerrogativas legais que os órgãos governamentais possuem. O Whatsapp levanta a “bandeira da privacidade”, afirmando que não cede dados das pessoas que utilizam o app para proteger sua intimidade e suas informações. O serviço afirma também em suas políticas de uso que não “não armazena informações de identidade dos usuários” e as mensagens enviadas pelo serviço Whatsapp “não são copiadas, mantidas ou arquivadas pelo Whatsapp”.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções